Tratamento para Doença de Chagas

A Doença de Chagas é uma condição que já afetou cerca de 3 milhões de pessoas no Brasil. Causada pelo Trypanosoma cruzi, parasita encontrado em fezes de insetos, a doença também é conhecida como tripanossomíase americana e chaguismo.

Como tratar a Doença de Chagas

Assim que for diagnosticada, a Doença de Chagas deve ser tratada imediatamente, com a morte do parasita causador, o que já ajuda a aliviar os seus sintomas. Na fase aguda da doença, alguns medicamentos podem ser prescritos por um especialista. Já na fase crônica, outros tratamentos podem ser necessários, dependendo dos sintomas apresentados pelo paciente, como problemas cardiovasculares ou digestivos.

Medicamentos para a Doença de Chagas

O medicamento mais usado para tratar a doença de Chagas é a amiodarona, porém apenas um médico pode dizer qual é o medicamento mais indicado para cada caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento.

Complicações da Doença de Chagas

Se a Doença de Chagas evoluir da fase aguda para a fase crônica, problemas cardíacos e digestivos podem gerar insuficiência cardíaca, aumento do tamanho do esôfago e do cólon, cardiomiopatia e desnutrição, que demandam um tratamento diferente.

Como prevenir a Doença de Chagas

Controlar o aparecimento de insetos com inseticidas e evitar se alojar em habitações sem condições sanitárias ou próximas a áreas com muitos insetos são medidas que ajudam a prevenir a doença, que também pode ser transmitida por alimentos mal lavados. Por ora, ainda não há vacina para a Doença de Chagas.

Foto: © neryx - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Tratamento para Doença de Chagas', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade