Amigdalite bacteriana: como tratar

A dor de garganta é um mal causado por quadros de faringite ou amigdalite, que são inflamações nesses locais. Mais da metade dos casos de dor de garganta é causada por vírus, mas há, ainda, os causados por bactérias, como a amigdalite bacteriana.

O que é amigdalite bacteriana

A amigdalite é uma inflamação na garganta que gera dor na região. A faringite bacteriana pode ser transmitida para outras pessoas, principalmente aquelas que mantêm contato aproximado com alguém infectado como familiares ou amigos muito próximos.

O que é a faringoamigdalite

A faringoamigdalite é uma inflamação da amígdala e da faringe e pode ser causada por infecções bacterianas ou virais. A maioria dos casos é de origem viral, com processos benignos que se resolvem espontaneamente.

Sintomas da amigdalite bacteriana

Os sintomas desse mal são dor de garganta, dor para engolir, febre, dores pelo corpo, na cabeça e prostração. Pode haver, ainda, pontos de pus nas amígdalas e aumento dos gânglios do pescoço. A faringite bacteriana também pode causar edema da úvula e pontos hemorrágicos no palato.

Como distinguir amigdalite bacteriana da viral

Quando o paciente apresenta a garganta inflamada, é preciso avaliar as características da inflamação e a existência ou não de sintomas associados. A amigdalite bacteriana frequentemente provoca febre, queda do estado geral, perda de apetite, apatia, dor no corpo e outros sintomas típicos de uma infecção. Além disso, pode ser coletado um material da garganta por meio de uma vareta de algodão na ponta, que colhe material para análise.

Complicações da amigdalite bacteriana

A amigdalite bacteriana pode levar a complicações, como abscessos e febre reumática. A dor de garganta causada por bactérias deve ser preferencialmente tratada com antibióticos e representa cerca de 20% dos casos desse mal.

Tratamento da amigdalite bacteriana

O tratamento deve ser sempre feito com antibióticos por cerca de 10 dias. Na maioria dos casos, em 48 horas já há uma grande melhora dos sintomas. Pode-se, ainda, complementar esse tratamento com mel, própolis, papaína e gargarejo com água e sal.

Foto: © Dash - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Amigdalite bacteriana: como tratar', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade