Onde fica o apêndice

O apêndice é um órgão que fica no abdômen e, quando inflamado, provoca a apendicite, processo que exige intervenção cirúrgica.

O que é o apêndice

O apêndice é um prolongamento do ceco, região que delimita o fim do intestino delgado e o início do grosso. Com cerca de 10 cm de comprimento e fundo cego, possui formato semelhante ao de um verme. Sua parede contém tecido linfático, que participa da produção de anticorpos e também serve como reservatório de bactérias intestinais que auxiliam no processo de digestão.

O que causa a apendicite

O apêndice produz um volume constante de muco, que é drenado para o ceco e se mistura às fezes. Entretanto, quando há obstrução à drenagem do muco, ele se acumula e causa a dilatação do apêndice. Conforme o interior do órgão vai ficando mais cheio, começa a haver compressão dos vasos sanguíneos, com a necrose da sua parede. Esse processo pode evoluir até o rompimento do apêndice, quando há uma apendicite supurada.

Sintomas da apendicite

O ceco e o apêndice ficam no quadrante inferior direito do abdômen e, por isso, a apendicite gera dor nesta região. No começo da apendicite, a dor pode ser difusa, normalmente localizada na região do estômago ou em volta do umbigo. Somente quando o peritônio fica inflamado é que o cérebro consegue identificar mais precisamente a região afetada.

Complicações da apendicite

Quando a inflamação e a distensão levam à perfuração do apêndice, ocorre uma peritonite (inflamação do peritônio) por intenso fluxo de material fecal e bactérias intestinais para dentro da cavidade abdominal. Este quadro pode agravar-se rapidamente e, se não for operado, o paciente pode evoluir para o óbito por sepse.

Onde se manifesta a dor de apendicite

A dor de apendicite nem sempre é bem localizada e pode aparecer como uma dor difusa na região inferior do abdômen, abaixo do umbigo. Ela também se caracteriza por ser uma dor muito intensa e que incapacita o paciente. Por conta disso, a realização de cirurgia deve ser feita de maneira imediata.

Foto: © absolutimages - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Onde fica o apêndice', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade