Como acabar com a caspa

As caspas são pequenas descamações do couro cabeludo que ocorrem naturalmente em qualquer pessoa. No entanto, alguns desequilíbrios podem fazer com que o ciclo de descamação do couro cabeludo fique abaixo de 21 dias, tornando a descamação visível e provocando o que chamamos de caspa. A caspa afeta mais os homens, mas também há muitos casos de caspa entre mulheres. A caspa não é uma condição perigosa, mas traz incômodos estéticos e sociais.

Como acabar com a caspa definitivamente

Acabar com a caspa definitivamente é algo difícil, pois ela tende a reaparecer tão logo a pessoa interrompa o tratamento. No entanto, há formas bastante simples de não sofrer com a caspa. A mais conhecida é o uso de xampus anticaspa. Para escolhê-los esteja atento ao rótulo e procure pela indicação da presença de substâncias como cetoconazol e sulfeto de selênio.

Para casos um pouco mais graves em que a caspa é acompanhada por inflamação e coceira, o uso de medicamentos pode ser recomendado. Pomadas antifúngicas ou com corticoides também podem ser utilizadas. A definição sobre o uso de remédios e pomadas cabe exclusivamente a um dermatologista a ser consultado.

Como acabar com a caspa naturalmente

Algumas dicas também são bastante úteis para acabar com a caspa e auxiliam na redução natural do problema. Em primeiro lugar, evite tomar banhos muito quentes e dormir com os cabelos úmidos. Além disso, não consuma alimentos gordurosos em excesso e beba no mínimo 2 litros de água por dia. Por fim, o estresse aumenta a formação de caspa. Portanto, mantenha a calma.

Remédios caseiros para acabar com a caspa

Alguns tratamentos caseiros são eficazes contra a caspa. Soluções de aipo, beterraba e vinagre de maçã são sempre recomendadas. Para isso, ferva água e misture o talo de aipo, as raízes de beterraba branca ou a mesma quantidade de vinagre de maçã. Depois de feita a mistura, aplique-a sobre o cabelo. Escolha o produto que for mais fácil de você obter.

Limão para acabar com a caspa

O limão também é um bom aliado contra a caspa. Esta receita não precisa de água, basta espremer um limão e aplicar o suco sobre os fios após o uso do shampoo.

Bicarbonato de sódio para acabar com a caspa

O bicarbonato de sódio é outro produto útil para acabar com a caspa. A receita exige apenas duas colheres de chá de bicarbonato e um copo de água. A pasta resultante da mistura deve ser aplicada sobre os fios. Depois de 15 minutos, retire já no banho e lave o cabelo com shampoo.

Foto: © flil - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Como acabar com a caspa', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade