Principais sintomas de glicose alta

A glicose alta é geralmente causada por problemas como a diabetes, bem como infecções agudas graves e a ingestão de alguns medicamentos específicos, como os corticoides.

Como identificar a glicose alta

Alguns sintomas podem indicar níveis altos de glicose. Eles são sede excessiva, aumento do apetite, visão embaçada, enurese noturna (perda involuntária de urina durante o sono) e fraqueza. Pode haver, ainda, náuseas, vômitos e alterações do nível de consciência. Caso a pessoa tenha diabetes tipo 2, pode sentir também infecções de pele, como furúnculos, coceira e infecções na vulva e da vagina entre as mulheres.

Glicose alta é diabetes

Uma taxa de glicose alta não é necessariamente diabetes. O valor de referência normal para a glicemia após, no mínimo, 8 horas de jejum, é de até 99 mg/dl. Valores de 100 a 125 mg/dl são considerados alterados, mas ainda não diabéticos. Uma pessoa é considerada diabética quando tem duas glicemias de jejum maiores ou iguais a 126 mg/dl; glicemia maior que 200 mg/dl colhida a qualquer hora do dia na presença de sinais e sintomas de diabetes (polidipsia, poliúria e perda de peso).

Confirmando a glicose alta

A melhor forma de descobrir se a glicose de uma pessoa está alta é fazer medições periódicas da glicemia, especialmente em indivíduos obesos e com histórico familiar de diabetes, pessoas que correm maior risco de desenvolver a doença.

O que fazer com glicose alta

Caso você identifique uma combinação entre alguns dos sintomas listados e/ou observe taxas elevadas de glicose em sucessivas medições, procure um médico de maneira imediata para avaliação tendo em vista que há risco de diabetes.

Como baixar a glicose alta

Pacientes em situação pré-diabética devem, em primeiro lugar, buscar reduzir o consumo de alimentos e bebidas açucaradas para diminuir os níveis de glicose no sangue. A combinação da reeducação alimentar com a prática de atividade física regular também ajuda na perda de peso, redução da pressão arterial e das taxas de colesterol, todos fatores que fazem a glicose baixar.

Foto: © Dmitry Lobanov - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Principais sintomas de glicose alta', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade