Remédio para cólica de bebês

As cólicas são muito comuns nos bebês, especialmente nos recém-nascidos, que ainda têm o intestino muito imaturo. Em alguns casos, apenas massagens são suficientes, ao passo que outras situações pedem medicação.

Massagem para cólica em bebês

Movimentos circulares feitos na barriga do bebê ajudam a aliviar as dores das cólicas, ao passo que uma bolsa de água quente também é recomendada para esses momentos. Fazer movimentos de bicicleta com as perninhas do bebê é uma solução adotada por muitas mães e que surte efeitos positivos.

Remédio caseiro para cólica de bebê

Como medicamentos só devem ser receitados por um especialista, há alguns remédios naturais que são eficientes no momento de combater a cólica em bebês. Uma alternativa é dar, sempre antes e depois de ele mamar na mamadeira, pequenas doses de chá de camomila e erva-doce, que possuem efeito antiespasmódico para aliviar as cólicas e diminuir a produção de gases. Bebês que mamam no peito ainda podem se beneficiar da ingestão desse chá pela mãe, já que seus ativos passam através do leite.

Alimentos que causam cólicas no bebê

Os alimentos que a mãe que amamenta deve evitar comer em excesso porque podem causar cólicas no bebê são brócolis, couve, couve-flor, couve-de-bruxelas e alguns outros tipos de hortícolas da família das crucíferas, bem como pimentão, pepino, nabo, feijão, grão, favas, lentilhas e ervilhas.

Sinais de cólica de bebê

A mãe deve sempre estar atenta aos sinais que o bebê apresentar após a mamada, tais como gases, choro, irritação ou dificuldade em dormir após ingerir determinado alimento. Se os sinais forem evidentes, a lactante deve reduzir a quantidade e fracionar entre as refeições o consumo dos alimentos destes grupos. Em alguns casos é necessário cortá-los por completo.

Foto: © Anatoly Tiplyashin - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Remédio para cólica de bebês', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade