Como fazer a dieta alcalina

A dieta alcalina tem sido cada vez mais adotada por pessoas que desejam emagrecer, bem como ter uma vida mais saudável e equilibrar o pH de seu organismo, combatendo problemas decorrentes da acidez do organismo.

Como equilibrar alimentos alcalinos e ácidos

Para que a função corporal fique equilibrada, é necessário manter partículas ácidas e alcalinas no sangue, na urina, na linfa e em outros fluidos corporais. Se houver ácido em excesso em determinada parte do corpo, os órgãos podem funcionar mal ou se degenerar. Geralmente, o excesso de ácido no corpo é causado pelo consumo de álcool, exercício excessivo, açúcar baixo no sangue e certos medicamentos.

Como funciona a dieta alcalina

Na dieta alcalina, alimentos ácidos como açúcar, cafeína, proteína animal e alimentos processados são mantidos em um nível mínimo de ingestão calórica total, ao passo que alimentos alcalinizantes como frutas, verduras e legumes de raiz devem ser ingeridos.

Alimentos da dieta alcalina

Frutas, vegetais frescos, passas, espinafre, damasco, kiwi, groselha, banana, cereja, aipo, abobrinha e tomate são alimentos alcalinos. Na dieta alcalina, recomenda-se que pelo menos um terço do seu total de calorias seja proveniente de frutas e legumes.

Efeitos da acidose no organismo

O excesso de ácido no organismo está relacionado a males como osteoporose, doença cardíaca, doença renal, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral, asma e outros problemas de saúde.

Cardápio da dieta alcalina

Legumes, tubérculos, frutas, nozes, sementes, grãos integrais, feijões, chá verde e proteínas magras, tais como peixes, ovo e peito de frango sem pele devem ser ingeridos na dieta alcalina.

Receitas da dieta alcalina

As receitas com base na dieta alcalina devem conter menos sal e açúcar que as dietas normais. Um exemplo de cardápio é um café da manhã rico em frutas, um ovo e leite de amêndoas. No lanche da manhã, uma barra de cereais. No almoço, legumes, um filé de peito de frango assado e duas colheres de feijão. No lanche da tarde, uma suco verde de cenoura com couve. À noite, uma sopa de tubérculos com espinafre.

Dieta alcalina e câncer

Muitos adeptos da dieta alcalina afirmam que ela previne o câncer. Isso não é totalmente verdadeiro nem falso. A principal - e já comprovada - função da dieta alcalina na prevenção do câncer diz respeito à redução do consumo de carne vermelha e embutidos, produtos apontados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como fatores de risco para a doença.

Contraindicações da dieta alcalina

Esse tipo de dieta promove a exclusão de alimentos saudáveis, tais como algumas gorduras e óleos que podem fornecer ácidos graxos essenciais como o ômega 3, que são necessários para manter a imunidade e tornar as células saudáveis.

Cuidados com a dieta alcalina

Nunca se deve fazer qualquer tipo de dieta sem o acompanhamento de um especialista. Por isso, converse com seu médico antes de adotar uma dieta alcalina para reduzir o risco de desnutrição e de outros efeitos negativos.

Foto: © Ivaschenko Roman - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Como fazer a dieta alcalina', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade