Merthiolate: aplicação e efeitos colaterais

O Merthiolate - marca registrada - é um dos produtos farmacêuticos mais conhecidos no Brasil. Seu uso é indicado para limpeza de ferimentos e pode ser usado tanto em adultos quanto em crianças. Há alguns anos, mudanças na fórmula do Merthiolate possibilitaram que ele não provoque ardência quanto em contato com os ferimentos.

Composição do Merthiolate

O Merthiolate possui apenas um princípio ativo: o digluconato de clorexidina, que possui ação bactericida.

Merthiolate e clorexidina

A clorexidina é utilizado para a limpeza e desinfecção de pequenos ferimentos na pele, como ralados e cortes leves. Merthiolate só não pode ser usado nos olhos e ouvidos. Em caso de contato do produto com os olhos lave com muita água.

Merthiolate em spray

Merthiolate pode ser encontrado na forma de spray ou em solução. Ambas as formas apresentam a mesma composição, utilidade e eficácia.

Merthiolate na gravidez

Merthiolate pode ser utilizado durante a gravidez e lactação. Assim como qualquer outro medicamento neste período, é preciso buscar aconselhamento médico antes de tomá-lo.

Efeitos colaterais do merthiolate

Merthiolate possui pequenos e raros efeitos colaterais. Entre os mais citados estão a hipersensibilidade ao produto que pode causar vermelhidão na pele, coceira e inchaço.

Preço do merthiolate

Um frasco com 30 mililitros da solução de Merthiolate custa cerca de R$ 12 em drogarias. A versão em spray com 45 ml é mais cara, ficando próximo aos R$ 30.

Foto: © Dan Kosmayer - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Merthiolate: aplicação e efeitos colaterais', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade