Funchicórea: indicação e riscos

A funchicórea é um medicamento fitoterápico que já causou algumas polêmicas entre pais e pediatras. Vendida em pó, ela é, geralmente, diluída em água ou aplicada diretamente na chupeta do bebê para aliviar cólicas.

Uso da funchicórea

Usado há mais de 70 anos, esse fitoterápico teve venda proibida em 2012 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com a justificativa de que não havia evidências científicas que comprovassem sua eficácia. Em julho de 2013, no entanto, a empresa fabricante do produto apresentou documentos comprovando que o princípio ativo da funchicórea não traz riscos à saúde e ela foi novamente liberada.

Ação da funchicórea

Com a funchicórea, os bebês podem se acalmar, mas isso não significa que a cólica passou, já que, por conter sacarina, um tipo de adoçante artificial, o produto desperta sensação de prazer na criança. Não há, por ora, comprovação científica de que a funchicórea seja realmente eficiente no combate efetivo da cólica em bebês.

Como usar a funchicórea

Em crianças com até 1 mês, deve-se usar uma medida do pó a cada quatro horas. Em bebês de 1 mês a 2 meses, o recomendável é uma medida a cada três horas. Já para as crianças de até 6 meses, utilize duas medidas a cada quatro horas.

Efeitos da funchicórea

Há quem afirme que o produto tem efeito relaxante e sedativo, porém nada disso foi ainda confirmado cientificamente. O uso excessivo da funchicórea pode ser prejudicial, pois esse medicamento contém, em sua formulação, a sacarina, um adoçante artificial muito utilizado por quem tem diabetes, mas que não é indicado para bebês.

Foto: © Oksana Kuzmina - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Funchicórea: indicação e riscos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade