Dores no ombro: causas e tratamento

As dores no ombro são incômodos nas articulações dessa região ou ao seu redor. Suas causas são diversas, bem como os tratamentos.

Causas das dores no ombro

A causa mais comum das dores no ombro é quando há inflamação nos tendões, gerando uma tendinite ou manguito rotador. Isso pode acontecer devido a desgastes naturais em decorrência da idade, atividades esportivas intensas, trauma direto, artrite nas articulações ou bursite.

Dores no ombro causadas por fraturas

A síndrome do ombro congelado, ou capsulite adesiva, é uma lesão inflamatória de origem desconhecida que pode gerar muita dor e perda de movimentos. Deslocamento do ombro e luxação do ombro, quando o osso do braço (úmero) desencaixa da articulação após um trauma, são outras causas das dores no ombro causadas por fratura.

Sintomas das dores no ombro

A dor é o primeiro sintoma que aparece quando existe algum problema no ombro. Ela pode ser gerada pelas razões citadas acima e, em alguns casos, pode impossibilitar o movimento dos braços ou reduzir a capacidade do indivíduo em carregar algo.

Quando as dores no ombro precisam de ajuda médica

Algumas dores no ombro podem significar sérios problemas, como aquela que irradia do peito para o ombro, que pode ser indício de um infarto do coração. Alguns problemas no estômago ou baço também podem gerar dor irradiada para o ombro. Em caso de traumas ou ferimentos na região do ombro que causem dor e dificuldade de movimentos, é importante procurar ajuda médica.

Exames para diagnosticar as dores no ombro

Após uma conversa com o paciente, o médico poderá solicitar exames complementares de imagem, tais como radiografias, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, entre outros. Ele pode ainda pedir um exame de sangue e outras análises laboratoriais.

Tratamento para as dores no ombro

O tratamento para as dores no ombro pode ser conservador, com a prescrição de anti-inflamatórios, analgésicos, fisioterapia, educação postural, exercícios assistidos e orientados por pessoas especializadas quando necessário, ou exigir correção cirúrgica, como a artroscopia, que é um método pouco invasivo para tratamento das lesões do ombro.

Foto: © Zdenka Darula - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Dores no ombro: causas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade