O que é estenose aórtica

A estenose aórtica é um estreitamento da válvula aórtica, que permite o fluxo de sangue do ventrículo esquerdo do coração até a aorta, e dela para o corpo. A estenose aórtica afeta aproximadamente 3% da população com idade superior a 75 anos.

Como funciona a estenose aórtica

A estenose aórtica impede a válvula aórtica de abrir corretamente, forçando o coração a trabalhar mais para bombear sangue. Isso faz com que o ventrículo esquerdo aumente de tamanho e perca força para bombear o sangue. Tal situação pode evoluir para um quadro de insuficiência cardíaca.

Graus de estenose aórtica

A estenose aórtica pode ser leve, ou seja, ocorre se a área é maior do que 1,5 cm². A estenose aórtica moderada ocorre se a área tem entre 1,0 e 1,5 cm² e a estenose aórtica grave é quando a área é menor do que 1,0 cm².

Causas da estenose aórtica

A estenose aórtica pode ser causada por cardiopatia congênita, acúmulo de cálcio na válvula ou febre reumática.

Fatores de risco para a estenose aórtica

Deformação da válvula aórtica presente no nascimento, idade acima de 70 anos, doença renal crônica e febre reumática são fatores de risco.

Sintomas de estenose aórtica

Os sintomas da estenose aórtica só começam a aparecer quando a pressão arterial aumenta ou se o fluxo de sangue no corpo está reduzido. Dor ou opressão no peito (angina), sensação de queimação, choque ou aperto nos braços, ombros e pescoço, tontura, desmaio ou perda de consciência, fadiga ou palpitação são outros sintomas.

Diagnóstico de estenose aórtica

Para diagnosticar a doença, o médico fará um exame físico usando um estetoscópio para ouvir o seu coração. Caso haja um sopro no coração, serão investigadas as causas do problema, podendo ser requeridos exames como ecocardiograma, eletrocardiograma, radiografia de tórax, cateterismo cardíaco, testes ergométrico e ressonância magnética.

Tratamento de estenose aórtica

Um dos tratamentos mais recomendados é a cirurgia de substituição da válvula para quem possui estenose aórtica grave e apresente sintomas. Há, ainda, a valvoplastia, que é um procedimento invasivo para desobstruir a válvula cardíaca.

Riscos da cirurgia de estenose aórtica

Por ser uma doença muito mais presente em idosos do que em jovens e adultos, os riscos da cirurgia para correção dos problemas da válvula cardíaca são bastante altos. Por conta disso, muitos médicos e pesquisadores debatem sobre como determinar a necessidade de realização de um procedimento cirúrgico nesses casos. A definição geral é que apenas pacientes com estenose aórtica grave e fatores de risco importantes devam ser operados.

Tratamento medicamentoso da estenose aórtica

Não existe tratamento medicamentoso específico para a estenose aórtica. Por outro lado, algumas classes de remédios são contraindicadas para pacientes com esta condição. Entre eles estão betabloqueadores, diuréticos e vasodilatadores.

Como evitar a estenose aórtica

Algumas medidas como prevenir a febre reumática, tratar doenças como pressão alta, obesidade e colesterol alto e cuidar de seus dentes e gengivas, diminuindo o rico de endocardite, são algumas medidas recomendadas para evitar esse mal.

Foto: © Scott Betts - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'O que é estenose aórtica', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade