Óleo de cártamo: para que serve e como tomar

O óleo de cártamo é um produto extraído das sementes do Carthamus tinctorius. Ele é composto por ômega 6, ômega 9, vitamina E e vitamina K, o que lhe garante as suas propriedades.

Para que serve óleo de cártamo

O óleo de cártamo já tem algumas propriedades comprovadas por estudos científicos. Entre eles estão controle do colesterol ruim (LDL), controle do nível de triglicerídeos, ação antioxidante e anti-envelhecimento, além de garantir a saciedade.

Óleo de cártamo emagrece

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que nenhum produto sozinho é capaz de promover o emagrecimento, que só pode ser alcançado de maneira saudável com dieta balanceada e prática regular de atividade física. Por outro lado, como dito anteriormente, o óleo de cártamo garante maior saciedade, o que pode levar a pessoa a comer menos. Por outro lado, a propriedade de queima de gordura do óleo de cártamo ainda não foi comprovada cientificamente. Também há dúvidas quanto a outros aspectos, como prevenção do câncer de mama e controle do diabetes.

Como tomar óleo de cártamo

O óleo de cártamo é vendido em cápsulas em lojas de produtos naturais. Além disso, o óleo pode ser utilizado para temperar saladas ou para se fazer refogados.

Efeitos colaterais do óleo de cártamo

O ômega 6, quando consumido em excesso, aumenta o processo inflamatório do organismo. Isso pode elevar o risco de doenças cardiovasculares, artrite e depressão.

Contraindicações do óleo de cártamo

O óleo de cártamo deve ser evitado por gestantes e mulheres amamentando. Não existem estudos ainda mostrando se há efeitos do óleo sobre o feto ou alterando a composição do leite materno. Em outros casos, a indicação deve ser feita por um médico ou nutricionista.

Preço do óleo de cártamo

Uma embalagem com 120 cápsulas de óleo de cartamo pode ser encontrada em farmácias e lojas de produtos naturais por cerca de R$ 50. Algumas marcas podem apresentar preços bem mais elevados.

Foto: © picturepartners - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Óleo de cártamo: para que serve e como tomar', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.