Joelho inchado: causas e tratamento

O inchaço no joelho é possivelmente a principal causa de queixas de pacientes em consultórios de ortopedia. O problema pode ser acompanhado de outros sintomas e existem diversas causas do inchaço. Veja nesta dica quais as causas e tratamentos possíveis para casos de joelho inchado.

O que pode ser um joelho inchado

Há um grande número de causas que deixam o joelho inchado. Entre elas podemos citar lesões no menisco, nas cartilagens ou ligamentos do joelho. Além disso, infecções, fraturas e outras formas de contusões provocam inchaço na região. Por fim, doenças reumáticas autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide também deixam o joelho inchado.

Joelho inchado após queda

O inchaço no joelho após uma queda é o principal indício de que o tombo causou uma lesão na região. Se for o caso, o paciente deve buscar rapidamente um médico para avaliar o problema.

Joelho inchado e dolorido

A combinação entre joelho inchado e dores na região está geralmente ligada a uma lesão de origem esportiva, nos ligamentos ou meniscos.

Joelho inchado e quente

O joelho é normalmente uma das partes mais frias do corpo humano e costuma estar mais gelado restante da perna. No entanto, alguns problemas podem tornar o joelho quente. As principais causas são danos aos ligamentos e meniscos.

O que fazer com um joelho inchado

Antes de tudo, é essencial determinar a causa exata do inchaço. Só assim será possível realizar um tratamento completamente eficaz. No entanto, algumas orientações gerais podem ser dadas, como aplicação de gelo no joelho afetado, repouso e uso de medicamentos anti-inflamatórios, este último apenas sob prescrição médica.

Tratamento de um joelho inchado

Em casos mais graves e quando o inchaço do joelho é importante, o médico especialista pode recomendar a realização de uma punção. A retirada do líquido alivia os sintomas e pode inclusive auxiliar no diagnóstico do problema. Quando o inchaço está associado a situações como lesões nos ligamentos ou fraturas, uma cirurgia se faz necessária.

Foto: © Beer5020 - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Joelho inchado: causas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade