Infecção de ouvido: sintomas e tratamento

Há diversos tipos de infecção no ouvido, sendo a otite média aguda a mais comum. Essa infecção geralmente é breve, dolorosa e causada por vírus ou bactérias.

Causas da infecção de ouvido

Na maioria dos casos, a infecção de ouvido é causada por bactérias ou vírus presentes na orelha média de uma pessoa. Geralmente, essa infecção surge como sintoma de doenças como gripes ou alergias. Além disso, a obstrução da Trompa de Eustáquio, que drena o líquido produzido normalmente pelo ouvido médio, também pode gerar o acúmulo de bactérias ou vírus na região. Uma inflamação nos adenoides, que são pequenas peças de tecido situadas na parte de trás do nariz, também é uma causa da infecção de ouvido.

Fatores de risco da infecção de ouvido

Fatores como a baixa idade - bebês entre seis meses e dois anos são mais suscetíveis a essa inflamação, estações mais frias, como o outono ou o inverno, má qualidade do ar e aglomerações, que elevam a chance de se pegar gripes e resfriados, são fatores de risco da infecção de ouvido.

Sintomas da infecção de ouvido em bebês

Em bebês, a infecção de ouvido pode ser identificada quando a criança empurra e puxa a orelha, tem dificuldade para dormir, chora mais do que o normal, fica irritada, tem febre alta, perda de apetite e dificuldade para dormir.

Sintomas da infecção de ouvido em adultos

Nos adultos, a redução da audição, o vazamento de fluidos e as dores na região são indícios de uma infecção de ouvido.

Como tratar a infecção de ouvido

Grande parte das infecções de ouvido são tratadas com antibióticos. No entanto, em alguns casos, a inflamação desaparece sem necessidade do uso de medicamentos. O médico poderá, ainda, recomendar uma compressa com água quente na região do ouvido e gotas otológicas para auxiliar no tratamento.

Como prevenir a infecção de ouvido

Prevenir gripes e resfriados é uma das maneiras de evitar a infecção de ouvido. Lavar bem as mãos, alimentar-se bem e evitar o contato com aglomerações é uma forma de evitar contrair a gripe. Outra forma de prevenir a infecção de ouvido é evitar o cigarro e, em bebês, amamentá-los por, pelo menos, seis meses.

Foto: © Vladimir Gjorgiev - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Infecção de ouvido: sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade