Vermes: sintomas e transmissão

Vermes é o nome popular que recebem as verminoses, doenças provocadas pela instalação de parasitas no organismo humano. A forma mais comum de verminose é a intestinal, mas há espécies de parasitas que se alojam no cérebro, fígado e pulmão do paciente.

Tipos de vermes

Há diversas espécies de parasitas que provocam verminoses. Elas são divididas em duas classes: nematelmintos (que abragem os parasitas causadores do oxiúrus, filariose, ancilostomose e a lombriga) e platelmintos (responsáveis pela esquistossomose, cisticercose e as solitárias).

Transmissão dos vermes

Em geral, os parasitas são transmitidos para o ser humano pela ingestão de água e alimentos contaminados. Por isso, é essencial garantir a limpeza da água fervendo-a antes do uso se não houver filtro e lavando muito bem os alimentos, principalmente frutas, legumes e verduras.

Sintomas dos vermes intestinais

Os sintomas dos vermes intestinais são dores abdominais fortes, diarreia, enjoo e vômitos, perda de apetite e peso e dificuldades para comer. Algumas infecções por lombriga podem provocar constipação e obstrução do intestino, podendo inclusive exigir a realização de cirurgia.

Sintomas de vermes em cachorros

Vermes é um dos principais problemas que afetam a saúde dos cachorros. Para identificar a doença fique atento aos principais sintomas como diarreia, vômitos, palidez no pelo, falta de apetite e falta de disposição para brincar e correr. Além disso, pode ser possível visualizar alguns vermes no ânus e nas fezes do animal.

Sintomas de vermes em gatos

A infecção por parasitas em gatos provocam alterações no apetite do animal e recorrência de vômitos. Caso perceba esses dois problemas combinados, analise o pelo do animal. Pelagem desbotada é sinal de vermes. Além disso, também é possível observar vermes nas fezes e branqueamento da gengiva.

Foto: © Kateryna Kon - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Vermes: sintomas e transmissão', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade