Feno grego: propriedades e efeitos colaterais

O feno grego, também conhecido no Brasil pelo nome de alforva, é uma espécie de trigo muito utilizada na culinária asiática, sendo inclusive um dos componentes do famoso curry indiano. Ele também possui usos medicinais e suas propriedades tem rendido destaque nos últimos anos.

Propriedades do feno grego

Alguns estudos científicos já realizados demonstraram que o feno grego apresenta propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antimicrobianas. Além disso, ele é rico em fibras, proteínas, vitaminas A, B1, B2, C e cálcio.

Para que serve o feno grego

O feno grego é eficaz, por exemplo, para promover a regularização do intestino, alívio dos sintomas da cólica menstrual, redução de inflamações. Ele também faz bem para o cabelo, tornando os fios mais resistentes e com mais brilho, além de combater a caspa.

Feno grego e testosterona

Pesquisa recente realizado nos Estados Unidos mostrou que o feno grego atua na elevação dos níveis de testosterona no organismo. Em tese, tal fator aumenta a libido e melhoraria o desempenho sexual tanto de mulheres quanto de homens. Outros trabalhos sobre o tema, no entanto, não apresentaram resultados satisfatórios.

Feno grego engorda ou emagrece

Nâo é possível apontar que o feno grego (ou qualquer alimento) promove perda ou aumento de peso já que tudo depende dos hábitos alimentares gerais de cada um, seu metabolismo e a prática de atividade física regular. Porém, o feno grego é fonte de polissacarídeos, o que aumenta a saciedade e poderia auxiliar em dietas de redução de peso.

Onde comprar feno grego

O feno grego é encontrado em lojas especializadas, delicatessens e até alguns supermercados. Além disso, o feno grego em cápsulas pode ser comprado em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

Efeitos colaterais do feno grego

Os principais efeitos colaterais pelo uso de feno grego já reportados são gases, sensação de barriga inchada, diarreia e irritação na pele.

Contraindicações do feno grego

O feno grego está contraindicado para grávidas, lactantes e portadores de diabetes.

Receitas com feno grego

As sementes do feno grego são utilizadas como tempero na culinária asiática, entre outros pratos como componente do curry indiano. Já as folhas podem ser usadas para um chá ou frescas para composição de uma salada. Apesar de ser uma espécie de trigo, seu sabor amargo não indica a substituição do trigo convencional em determinadas receitas.

Foto: © spline_x - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Feno grego: propriedades e efeitos colaterais', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade