Capim limão: propriedades e benefícios

Agosto 2017

O capim limão é uma planta que recebe este nome por possuir um aroma muito semelhante ao limão. Além disso, ele conta com diversos outros nomes populares, tais como capim cidreira, capim santo, capim cheiroso, entre outros.


Propriedades do capim limão

O capim limão pode ser utilizado para perfumar ambientes, mas seu uso mais comum é como erva medicinal. O capim limão possui uma vasta gama de propriedades. Dentre elas podemos citar seus efeitos expectorante, bactericida, calmante, diurético, estimulante estomacal e analgésico.

Benefícios do capim limão

Por conta de tantas propriedades, o capim limão é utilizado, em suas diversas formas, para clareamento dos dentes, combate a dores musculares e de cabeça, baixar a febre, tratar a insônia e outros distúrbios do sono, auxiliar tratamentos de depressão, ansiedade e demais condições mentais. O capim limão também é usado para facilitar a digestão, combater dores estomacais e estimular a produção de leite em mulheres gestantes e lactantes.

Para que serve o capim limão

O capim limão, por seu odor, também pode ser usado como relaxante ao trazer um aroma calmante para o ambiente, além de atuar como repelente de insetos.

Capim limão emagrece

O chá de capim limão é anunciado como um potente emagrecedor. Isso se deve a suas propriedades diuréticas - que combatem a retenção de líquidos - e sua regulação ao fluxo intestinal. No entanto, nenhum alimento sozinho é capaz de promover o emagrecimento. A perda de peso depende fundamentalmente do conjunto de sua alimentação e a prática de exercícios fisicos e não de apenas um alimento.

Foto: © ifong - Shutterstock.com

Veja também

Publicado por Pedro.CCM. Última modificação: 4 de julho de 2017 às 12:54 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Capim limão: propriedades e benefícios', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.