Sintomas da síndrome do pânico

Dezembro 2017

A síndrome do pânico é considerado um transtorno psicológico grave e muitas vezes incapacitante. Ele afeta pessoas de diferentes idades, mas costuma ser mais comum em jovens e adultos sofrendo de ansiedade e quadros de depressão. A síndrome do pânico é marcada tanto por períodos de crise - os chamados ataques de pânico - quanto fases de extrema preocupação com a possiblidade de um novo ataque e outros temores relacionados às causas da síndrome.



Sintomas da síndrome do pânico

Diversos sintomas marcam um ataque de pânico. Em geral, o paciente em pânico acredita que corre o risco de morrer, imagina estar sofrendo um infarto, acidente vascular cerebral ou outro problema grave. Há, portanto, sensação de medo generalizado, pensamentos negativos, dificuldade de se concentrar e tomar decisões.

Já nos momentos fora das crises, o paciente vive em preocupação extrema da reincidência e, por conta disso, evita diversas situações - o que rotineiramente afeta sua vida pessoal e profissional -, pouco sai de casa, mostra-se bastante inquieto e tem dificuldades para dormir de maneira reparadora.

Sintomas físicos da síndrome do pânico

Os principais sintomas físicos de um ataque de pânico são palpitações, falta de ar, dores no peito, sudorese excessiva, tontura, enjoos, tremores, embaçamento da visão e tensão muscular.

Medicamentos para síndrome do pânico

Os medicamentos mais utilizados para o tratamento da síndrome do pânico são antidepressivos e inibidores da receptação de serotonina. Estes ou quaisquer outros remédios para o controle da condição só podem ser usados sob prescrição e acompanhamento médico psiquiátrico. Também é fundamental combinar o uso dos medicamentos com auxílio psicológico profissional.

Síndrome do pânico tem cura

A síndrome do pânico tem cura. Ela é obtida por meio da combinação entre medicamentos, acompanhamento psicológico e redução das tensões e situações que provocam estresse e ansiedade.

Foto: © Billion Photos - Shutterstock.com
Publicado por Pedro.CCM. Última modificação: 14 de outubro de 2017 às 19:31 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Sintomas da síndrome do pânico', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Remédio para vermes
Remédio para terçol