Remédio para terçol

O terçol no olho surge devido à obstrução dos poros nessa região, quando se coça muito o olho ou utiliza maquiagem em excesso.

Terçol é contagioso

Não, o terçol não é contagioso e, portanto, não há riscos em manter contato ou compartilhar objetos com esses pacientes.

Quanto tempo dura o terçol

Na maioria dos casos, o terçol, quando tratado adequadamente, desaparece em poucos dias. Apenas em casos graves, o problema pode se estender por até duas semanas.

Remédio para terçol

Normalmente, o tratamento para terçol é feito em casa com a lavagem do olho duas vezes por dia e aplicação de compressas mornas para aliviar dores e inflamações.

Remédios para terçol grande

Caso o terçol aumente de tamanho ou seus sintomas não passem em oito dias, é recomendável procurar um oftalmologista para iniciar um tratamento, que pode ser feito com colírios, pomadas, remédios ou até cirurgia para drenar o pus.

Como cuidar do terçol

Durante o tratamento para terçol, algumas medidas simples devem ser adotadas para que o problema desapareça, como não usar maquiagem nos olhos, não coçá-los e não colocar lentes de contato.

Pomada para terçol

Se o terçol dura mais de oito dias, o médico pode receitar pomadas como prednisona ou terramicina. Nesse caso, a pomada ou o colírio recomendados pelo médico devem ser aplicados de quatro a seis vezes por dia após lavagem do olho com água morna.

Casos graves de terçol

Nos casos mais graves, como terçol interno ou calázio, o oftalmologista pode realizar cirurgia para fazer um pequeno corte e drenar o terçol. Esse procedimento é simples e o paciente geralmente pode voltar para casa no mesmo dia.

Tratamento caseiro para terçol

A aplicação de compressas mornas de camomila sobre o olho, durante cinco minutos, cerca de três vezes por dia, ajuda a aliviar a inflamação, a dor e drenar o pus.

Foto: © Thanapol Kuptanisakorn - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Remédio para terçol', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade