O que é o exame CA-125

O exame de CA-125 é utilizado para avaliar a quantidade do marcador para câncer de ovário no sangue, permitindo sua detecção precoce, já que o antígeno CA-125 é uma proteína presente na maioria das células do câncer de ovário.

Para que serve o exame CA-125

O CA-125 pode ser usado para avaliar sinais precoces de câncer de ovário ou pacientes com alto risco para esse tipo de tumor. Normalmente, o corpo já produz pequenas quantidades de CA-125, mas isso não indica doenças se os valores estiverem dentro do normal.

O que podem indicar níveis altos de CA-125

Níveis elevados de CA-125 no sangue podem indicar presença de câncer de ovário, endométrio, peritônio ou trompas de Falópio.

Quem deve fazer o exame CA-125

O exame de CA-125 é indicado para monitorar o tratamento do câncer de ovário e pode, ainda, detectar se o câncer voltou após a conclusão do tratamento.

Quando o médico pede o CA-125

Em alguns casos, o teste de CA-125 pode ser pedido junto com uma ultrassonografia transvaginal para ajudar a detectar o câncer de ovário precocemente em mulheres com alto risco de desenvolver a doença. Ele também ajuda a investigar casos de câncer de ovário, endométrio, peritônio ou trompas de Falópio.

Gestantes podem fazer o CA-125

Grávidas podem fazer o exame CA-125 segundo orientações médicas. Entretanto, vale destacar que a gestação pode elevar os níveis de CA-125 sem que isso signifique qualquer doença.

Resultados normais do CA-125

O valor considerado normal é 35 de U/mL ou abaixo, porém só é possível obter uma conclusão após a realização de uma análise específica dos resultados de acordo com cada paciente.

O que eleva os níveis de CA-125 no organismo

Alguns males como doença inflamatória pélvica, endometriose, fibrose uterina, doença hepática, como hepatite ou cirrose hepática, pancreatite, lúpus ou mioma uterino podem elevar o CA-125 no organismo.

Foto: © Africa Studio - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'O que é o exame CA-125', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade