Colite ulcerativa: sintomas e tratamento

A colite ulcerativa é uma doença inflamatória que afeta o cólon, uma das partes do intestino grosso. Também chamada de ulcerosa, a colite pode afetar o reto - parte inferior do cólon - e receber o nome de proctite ulcerativa. Quando uma condição similar afeta outras regiões do intestino, ela recebe o nome de doença de Crohn.

Causas da colite ulcerativa

Não há conhecimento sobre causas específicas da colite ulcerativa, mas supõe-se que haja relação entre a doença e questões genéticas e condições autoimunes. Alguns alimentos também são capazes de agravar a doença.

Sintomas da colite ulcerativa

Os sintomas mais característicos da colite ulcerativa são diarreia - com ou sem presença de sangue - e fortes dores abdominais. Outras situações pode ocorrer em caso de evolução da doença, tais como perda de peso, perfuração do cólon e risco aumentado de câncer de cólon. Vale destacar também que a colite ulcerativa alterna períodos assintomáticos com fases de crise.

Tratamento da colite ulcerativa

O tratamento da colite ulcerativa é feito com uso de medicamentos anti-inflamatórios, imunossupressores e corticoides. Caso o quadro seja grave e não haja resposta positiva ao tratamento farmacológico, pode-se realizar uma cirurgia de retirada da região afetada.

Alimentação para colite ulcerativa

A alimentação é importante para o abrandamento dos sintomas da colite ulcerativa. O ideal é que o paciente mantenha uma alimentação balanceada e leve, sem exagero em condimentos e fibras. O acompanhamento nutricional do paciente também deve analisar possíveis carências de nutrientes já que a doença pode dificultar sua absorção. Alguns pacientes também sofrem com intolerância à lactose e assim devem evitar o consumo de leite e derivados.

Colite ulcerativa tem cura

A colite ulcerativa pode ser curada de maneira definitiva se for feita a retirada cirúrgica de todo o cólon. Porém, tal procedimento só deve ser realizado em último caso, se o paciente não responder bem ao tratamento com remédios.

Foto: © sirastock - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Colite ulcerativa: sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade
Veja também