Como aliviar a dor de garganta

A dor de garganta costuma gerar muito desconforto e pode ser causada por vírus ou bactérias. Algumas medidas simples ajudam a aliviar a dor de garganta e se sentir melhor.

Compressa quente para dor de garganta

A compressa quente ajuda em situações de dor de garganta infecciosa, pois aumenta o fluxo de sanguíneo, diminuindo o processo inflamatório e também relaxa o músculo contribuindo para amenizar dores como a de garganta.

Ingestão de água para dor de garganta

Beber muita água ajuda a aliviar a dor de garganta principalmente nas regiões de clima seco. O recomendável é beber, no mínimo, dois litros por dia.

Partilhas e spray para aliviar a dor de garganta

Pastilhas e sprays à base de mentol, ambroxol, benzidamina, benzocaína, lidocaína e alguns anti-inflamatórios aliviam a dor na garganta por terem ação anestésica, mas não curam infecção. Por isso, são indicados para casos alérgicos.

Chá de alho para dor de garganta

O chá de alho ameniza a dor, pois a água quente dilata os vasos sanguíneos, reduzindo o processo de inflamatório. O alho melhora o sistema imunológico, pois é antioxidante e anti-inflamatório natural.

Inalação natural para dor de garganta

A dor de garganta aumenta quando se respira pela boca. A inalação natural descongestiona o nariz e ajuda a evitar a respiração pela boca. Você pode usar eucalipto, alfavaca, camomila ou casca de laranja.

Gargarejo para aliviar a dor de garganta

Fazer gargarejo com casca de romã ajuda a curar a dor de garganta. Você pode, ainda, fazer gargarejo com água morna, sal e vinagre.

Como aliviar a dor de garganta instantaneamente

Respirar um pouco de vapor, que pode ser do banho, ingerir mel, fazer gargarejo e tomar um chá de alho, gengibre ou maçã com canela ajuda a aliviar a dor de garganta rapidamente. Dormir um pouco também ajuda o corpo a se recuperar.

Foto: © Kamil Macniak - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Como aliviar a dor de garganta', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade