Prolapso uterino: causas e tratamento

Prolapso uterino é uma condição causada pelo enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico, responsáveis pela sustentação dos órgãos. Tal perda de força faz com que o útero - e outros órgãos dos sistemas sexual e urinário - desça e fique mais próximo da vagina. Há casos graves em que o útero chega a aflorar na vagina. Veja nessa dica os sintomas e formas de diagnóstico para esta condição médica.

Causas do prolapso uterino

A principal causa para o enfraquecimento do assoalho pélvico é a idade do paciente. Algumas outras situações, porém, podem agravar o caso, tais como obesidade, infecções na pelve, menopausa e realização de múltiplos partos.

Sintomas do prolapso uterino

Os sintomas mais característicos do prolapso uterino são pressão na pélvis, dores lombares e na relação sexual, dificuldade para urinar e evacuar e a chamada sensação de barriga caída. Em casos mais avançados, a paciente também pode sentir que algo está saindo pela vagina.

Tratamento do prolapso uterino

O tratamento do prolapso uterino é feito de acordo com o grau de desenvolvimento da doença. Em situações iniciais, a realização de exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico é suficiente. Também é possível utilizar cremes, supositórios e tratamentos de reposição hormonal por meio de aneis vaginais.

Cirurgia de prolapso uterino

Em mulheres já na menopausa ou em casos de prolapso uterino bastante avançado, é posível que o médico especialista recomende a retirada cirúrgica do útero. Também pode-se realizar procedimento para o reposicionamento do órgão.

Prevenção do prolapso uterino

Além da prática de exercícios físicos (específicos para o assoalho pélvico e gerais), perder peso e evitar levantar pesos importantes também ajuda na prevenção do prolapso uterino. Partos realizados de maneira adequada e com assistência médica é outra medida capaz de reduzir os riscos de prolapso uterino.

Foto: © Sviatlana Sheina - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Prolapso uterino: causas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade