Sintomas da febre amarela

Maio 2017

Os sintomas da febre amarela costumam surgir de três a seis dias após a picada de um mosquito infectado com o vírus. Em geral, a fase aguda desaparece após um ou dois dias, porém surgem outros sintomas mais graves na sequência.


Sintomas da fase aguda da febre amarela

Os sintomas que caracterizam a fase aguda da febre amarela incluem febre alta, mal-estar, sensibilidade à luz, náuseas e vômitos, perda de apetite e tonturas.

Sintomas da febre amarela na fase tóxica

Nesse momento, podem começar a surgir icterícia, com pele e olhos amarelos, dor abdominal, vômitos com sangue, sangramento por nariz, boca e olhos, problemas nos rins, fígado coração, além de convulsões.

Como proceder em casos de suspeita de febre amarela

Caso você sinta alguns dos sintomas mencionados acima, vá rapidamente a um pronto-socorro para fazer um exame de sangue e confirmar a presença do vírus. É também aconselhado não tomar nenhum medicamento em casa, pois ele pode conter substâncias que piorem os sintomas da doença.

Tratamento da febre amarela

Se confirmada a febre amarela, o tratamento apenas alivia os sintomas da doença, já que não é possível eliminar o vírus. Remédios analgésicos e antitérmicos, como o Paracetamol, diretamente na veia, reduzem as dores e a febre.

Foto: © Jeanette Dietl - Shutterstock.com

Veja também

Publicado por Natali.Saude. Última modificação: 29 de setembro de 2016 às 11:01 por Natali.Saude.
Este documento, intitulado 'Sintomas da febre amarela', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.