Seroma: sintomas e tratamento

O seroma corresponde ao acúmulo anormal de líquido seroso no tecido subcutâneo. Ele é uma complicação de alguns procedimentos cirúrgicos e pode retardar o processo de cicatrização integral. O seroma, porém, não provoca nenhum mal ao paciente que não no aspecto estético.

Sintomas do seroma

O seroma normalmente vem acompanhado de inchaço, aumento da temperatura e vermelhidão na região da cicatriz. O paciente também sofre com dores maiores do que o habitual quando ocorre este acúmulo de líquido seroso.

Seroma na cesárea

Parto por cesariana é uma das cirurgias que mais provocam casos de seroma. Isto ocorre normalmente em mulheres que não utilizam ou utilizam de maneira insuficiente as cintas compressivas durante o período pós-parto.

Seroma na abdominoplastia

Outros procedimentos cirúrgicos em que há maiores riscos de formação de seroma são cirurgias estéticas como a abdominoplastia e a lipoaspiração. Em geral, procedimentos de maior porte são os com maior possibilidade de provocar casos de seroma.

Como eliminar um seroma

O tratamento contra o seroma é feito a partir da punção do líquido acumulado com uso de agulhas ou drenos. Deve-se realizar este procedimento em dias alternados para permitir o repouso do organismo e observar a eficácia do procedimento. Além disso, o paciente deve tomar anti-inflamatórios e analgésicos para prevenir a ocorrência de dores e outras complicações.

Tratamento caseiro do seroma

Em geral, o seroma não exige tratamentos. Seromas pequenos são absorvidos naturalmente pelo organismo. O uso de cintas compressivas após uma cirurgia é a melhor forma de evitar o surgimento do seroma ou combatê-lo assim que surgir.

Seroma encapsulado

Caso seromas grandes não sejam tratados eles se tornam o que se chama de seroma encapsulado. Essa forma de seroma também é benigna, mas seu aspecto é pior e mais pessoas buscam soluções cirúrgicas para o seroma encapsulado. Também há risco, bem menor, do seroma infeccionar e provocar eliminação de pus, exigindo tratamento com antibióticos.

Foto: © Anothai Thiansawang - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Seroma: sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade