Dor na sola do pé: o que pode ser

A dor na sola dos pés pode ser causada por uma série de motivos, porém a mais comum é a fascite plantar, lesão rápida de ser curada geralmente.

Causas da dor na sola do pé

Essa lesão pode ser causada pelo uso de salto alto durante muitas horas seguidas ou pelo estiramento dos tendões e ligamentos localizados nesta região durante uma corrida. Ficar muitas horas de pé, usando sandálias ou chinelos também pode causar dor nas solas dos pés. Entorses, inflamações, excesso de atividade física, pé plano ou pé torto, além de alterações na coluna, pode ser outras causas possíveis.

Dor na sola do pé perto do calcanhar

A dor na sola do pé perto do calcanhar pode ser causada por um esporão do calcâneo, que deve ser avaliado por um ortopedista, especialmente se a dor se mantiver por mais de três dias.

Como tratar a dor na sola do pé

O tratamento para a dor na sola do pé depende da causa dos sintomas, porém geralmente é feito com o uso de remédios analgésicos, anti-inflamatórios, palmilhas anatômicas ou fisioterapia. Mergulhar o pé numa bacia com água fria e cubos de gelo por cinco minutos é uma boa forma de combater a inflamação, diminuindo a dor nos pés.

Como tratar em casa a dor na sola do pé

Um tratamento caseiro para a dor na sola do pé é retirar o sapato e fazer alongamentos, segurando os dedos dos pés e trazendo-os em direção à barriga. Esse movimento deve ser repetido, no mínimo, 3 vezes. Um banho de escalda-pés também ajuda a combater esse sintoma.

Como evitar a dor na sola do pé

Para prevenir a dor na sola do pé, o ideal é investir na compra de sapatos de qualidade, que acomodem bem o pé, tenham uma sola de borracha e um pequeno salto, tipo Anabela, ou largo o suficiente para não causar desequilíbrio. Para quem corre, é importante além de um tênis próprio para corrida, correr na esteira, na areia ou num bom asfalto, por exemplo. Algumas palmilhas também ajudam a reduzir esse sintoma.

Foto: © GlebStock - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Dor na sola do pé: o que pode ser', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade