O que é estresse

O estresse é a forma física e emocional com a qual reagimos a uma determinada pressão, podendo causar sintomas mentais e físicos.

Sintomas do estresse

Cada pessoa reage ao estresse de uma forma, mas, em geral, os sintomas do estresse são tensão, irritabilidade, incapacidade de se concentrar, sentimento de cansaço extremo, dificuldades para dormir e outros distúrbios do sono.

Sintomas físicos do estresse

Uma pessoa estressada pode ter a boca seca, coração batendo forte, dificuldade para respirar, dor de estômago, de cabeça, micção frequente e sudorese nas palmas das mãos.

Vícios ligados ao estresse

Muitos vícios estão ligados ao estresse, tais como beber, fumar e usar drogas. Eles são vistos como uma válvula de escape e uma forma de se 'desligar' dos problemas.

Ligação entre estresse e problemas cardíacos

Um estudo recentemente publicado indicou que programas de gerenciamento de estresse podem reduzir o risco de problemas cardíacos, incluindo o ataque cardíaco, em até 75% em pessoas com doenças cardíacas.

Como combater o estresse

Há diversas maneiras de se combater o estresse e tudo dependerá do nível de estresse de cada pessoa. Atividades físicas, mudança de rotina, psicoterapia e até uma mudança de emprego são medidas que ajudam a combater esse mal.

Foto: © Ion Chiosea - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'O que é estresse', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade