O que comer antes de dormir

É fundamental escolher bem o que comer antes de dormir, pois, se a ingestão de calorias for muito alta, uma refeição antes de dormir pode aumentar a massa gorda e prejudicar o ganho de massa muscular, por exemplo.

O que comer antes de dormir

São indicados alimentos leves, de fácil digestão e com propriedades calmantes para facilitar o sono, tais como vitamina de frutas, iogurte com aveia, banana com nozes, gelatina ou leite com mel. Bebidas com propriedades calmantes como chá de camomila ou suco de maracujá também ajudam a pessoa a acalmar de forma natural, relaxar e dormir bem.

O que comer antes de dormir para hipertrofia

Para quem quer recuperar e aumentar a massa muscular é necessário comer alimentos ricos em proteínas como leite e derivados ou ovo e carboidratos de baixo índice glicêmico, tais como cereais integrais, que repõem a energia gasta durante o treino. Mingau de aveia, vitamina de abacate ou banana e iogurte com aveia, por exemplo, ajudam a aumentar a massa muscular.

Comer antes de dormir faz mal

Comer antes de dormir faz mal apenas se a refeição for muito gordurosa e de difícil digestão. Só é necessário comer antes de dormir caso o intervalo entre a hora do jantar e a hora de dormir seja superior a três horas. Além disso, bebidas como café, guaraná, chá preto ou refrigerantes com cafeína antes de dormir não colaboram para um bom sono.

O que comer antes de dormir para emagrecer

Você precisa parar de comer duas ou três horas antes de dormir se quiser perder peso. O ideal é que sinta um pouco de fome antes de dormir. Evite comer muita comida, principalmente carboidratos, antes de dormir. Massas, batata, arroz branco e açúcar não devem ser consumidos nesse momento.

Foto: © RedKoala - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'O que comer antes de dormir', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade