Manchas vermelhas que coçam: o que pode ser

A presença de manchas vermelhas na pele que provocam coceira pode se dar por uma vasta gama de condições, desde quadros alérgicos a infecções. Apenas um especialista é capaz de realizar o diagnóstico adequado. Por isso, o surgimento destas manchas deve levar o paciente a buscar um dermatologista. Veja algumas das causas possíveis para manchas vermelhas na pele.

Urticária

A urticária é uma das condições mais comuns que provocam aparecimento de manchas vermelhas na pele. Em geral, a urticária é fruto de um processo alérgico a medicamentos, picadas de mosquito e consumo de alguns alimentos. No entanto, ela também pode se dar em função de uma infecção viral ou bacteriana e exposição a temperaturas extremas.

A urticária se caracteriza por uma grande quantidade de manchas vermelhas que podem inclusive se associar e formar grandes blocos vermelhos por todo o corpo. As manchas são normalmente circulares e podem ter um pequeno relevo. Na maior parte das vezes, a urticária desaparece em até uma semana, mas a recuperação pode levar mais tempo.

Pitiríase rósea

A pitiríase rósea é provocada por infecções de vírus da família da herpes. A doença, bastante comum, começa com apenas uma mancha pequena e que sofre processo de descamação. Com o passar dos dias, a quantidade aumenta e o crescimento do número de lesões pode se prolongar por até um mês, o que faz com que o tratamento seja demorado, chegando a três meses em determinados casos. A pitiríase rósea não é contagiosa.

Dermatite de contato

As dermatites de contato provocam surgimento de manchas vermelhas por meio do contato com uma substância irritante. Plantas, perfumes, couro e bijuterias são algumas das substâncias que mais causam dermatites de contato. Em geral, a mancha avermelhada tem o formato do objeto causador do problema. Deve-se interromper o contato - parando de usar um anel ou perfume, por exemplo - imediatamente. A mancha tende a desaparecer em dois ou três dias.

Micoses de pele

As micoses de pele são provocadas pela multiplicação de algumas espécies de fungos no corpo. As manchas surgem numa área específica do corpo, podendo afetar o couro cabeludo, membros e virilha, entre outros. Essas micoses são contagiosas e são transmitidas pelo contato de pessoas saudáveis com roupas de cama e toalhas de pacientes.

Escabiose

A escabiose, também chamada de sarna, é uma doença altamente contagiosa provocada por ácaros e que se caracteriza exatamente pela formação de manchas vermelhas e que coçam bastante pelo corpo. Por conta do seu alto grau de contágio, não apenas o paciente afetado pela sarna deve ser tratado, mas todas as pessoas que vivem na mesma casa.

Foto: © Roblan - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Manchas vermelhas que coçam: o que pode ser', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade