Efeitos colaterais da amoxicilina

Julho 2017

Neste artigo, falaremos sobre as contraindicações e efeitos colaterais da amoxicilina 500 mg.


Para que serve a amoxicilina

A amoxicilina é um antibiótico, vendido sob prescrição médica e pertencente à família das penicilinas, eficazes contra diversos tipos de bactérias. É indicado para curar infecções causadas por bactérias sensíveis durante ou depois de um tratamento com injeção.

Contraindicações da amoxicilina

Esse antibiótico não deve ser utilizado em casos de alergias a medicamentos da mesma família da penicilina e cefalosporina. Deve-se alertar o médico sobre o aparecimento de reações como urticária, erupções cutâneas, dermatites ou edema de Quincke, bem como males no fígado.

Amoxicilina no combate à diarreia

Em alguns casos, a amoxicilina é indicada para combater casos de infecção intestinal e diarreica, porém sua indicação deve ser feita por um especialista e seu uso precisa ser feito com cautela.

Amoxicilina e metotrexato

Na maior parte das vezes, a amoxicilina não deve ser utilizada em associação com medicamentos que contenham metotrexato.

Efeitos colaterais da amoxicilina

A ingestão de altas doses de substâncias presentes na amoxicilina pode gerar males como insuficiência renal, convulsões, epilepsia, candidíase, diarreia, perda de sangue nas fezes, náuseas, vômitos, vertigens, dor de cabeça, dores abdominais e, em casos graves, alterações nos glóbulos brancos do sangue.

Ingestão de amoxicilina na gestação

Este medicamento pode ser ingerido na gravidez apenas sob indicação médica. Em gestantes com risco de parto prematuro, a união de amoxicilina e ácido clavulanico aumentou o risco de inflamações intestinais no bebê.

Uso da amoxicilina por lactantes

O uso da amoxicilina durante o aleitamento é permitido, porém, se o bebê tem casos de diarreia ou erupções cutâneas o medicamento deve ser suspenso.

Foto: © okawa somchai - Shutterstock.com

Veja também

Artigo original publicado por . Tradução feita por Natali.Saude. Última modificação: 11 de maio de 2017 às 11:08 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado ' Efeitos colaterais da amoxicilina', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.