Artrite: causas e sintomas

A artrite é uma doença marcada pela inflamação das articulações do corpo. Ela pode afetar uma ou mais juntas ao mesmo tempo e se caracteriza por fortes dores ao movimentar as articulações inflamadas. A artrite é mais comum em mulheres, pessoas idosas, obesos e portadores de doença celíaca (intolerância ao glúten).

O que é artrite

A artrite é um fenômeno inflamatório que atinge a articulação óssea e provoca dores. A doença, que pode ser aguda ou crônica, é progressiva e atinge especialmente adultos com mais de 40 anos. Entretanto, existem formas que atingem também crianças e adolescentes.

Artrite e artrose

Os dois termos não devem ser confundidos porque a artrite define uma inflamação das articulações e pode causar dores mesmo em repouso. Já a artrose é gerada pelo desgaste da cartilagem, que, com o tempo, se rompe e deixa os ossos em contato direto. Esse problema causa, portanto, dores ao realizar movimentos.

Tipos de artrite

Os grandes males ligados à artrite podem ser classificados de diversas formas:

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença crônica que provoca danos irreparáveis às estruturas das articulações desencadeados pelo próprio sistema imunológico do paciente. As dores e o processo inflamatório, por outro lado, podem ser contidos com uso de medicamentos e mudanças de hábitos de vida. Em alguns casos mais avançados, a artrite reumatoide pode ser uma doença altamente incapacitante.

Gota

A gota se carateriza por uma taxa muito alta de ácido úrico, que provoca dor aguda nos pés.

Lúpus eritematoso sistêmico

O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença autoimune que atinge diversas partes do corpo, especialmente as articulações.

Artrite reumatoide juvenil

A artrite reumatoide juvenil (também chamada de idiopática juvenil por não possuir causa conhecida) é uma forma desta doença que apresenta seus primeiros sintomas em pacientes na adolescência. A doença também é crônica e seus efeitos podem se estender por diversas articulações do corpo. Por ser uma doença sem cura, a artrite reumatoide juvenil exige tratamento por toda a vida do paciente.

Artrite psoriásica

A artrite psoriásica é uma forma de artrite associada à psoríase, condição do sistema imunológico que provoca descamação da pele. Aos sintomas típicos da psoríase juntam-se os sinais da artrite, tais como dores articulares, dificuldades de movimento e rigidez ao acordar. Sem tratamento adequado, a artrite psoriásica provoca danos irreversíveis às articulações e consequentemente à capacidade do paciente se movimentar.

Causas da artrite e fatores de risco

As principais causas da artrite são desgaste das articulações (por idade ou peso, por exemplo), traumas e infecções virais ou bacterianas. Neste último caso, se a infecção for tratada a tempo, a doença regride e não deixa sequelas.

Articulações afetadas

A artrite afeta as mãos, os punhos, cotovelos, joelhos, quadris, clavícula, coluna, colo e ombro.

Sintomas da artrite

Os sintomas mais comuns da artrite são inflamação e dor nas articulações, aumento de temperatura e vermelhidão nas regiões afetadas e rigidez articular pela manhã ou após acordar. De maneira geral, estes sintomas estão presentes em todas as formas de artrite.

Diagnóstico da artrite

O diagnóstico de artrite se baseia principalmente na conversa com o paciente e exame clínico (inspeção das articulações e da capacidade de movimento). Também podem ser feitos exames como radiografia ou ressonância magnética. Esses exames podem visualizar e avaliar o grau de dano articular (calcificação).

Tratamento da artrite

A artrite não tem cura na maioria dos casos e o tratamento realiza apenas a gestão e alívio das dores. Para isso, o paciente deve adotar uma rotina saudável, com prática regular de atividade física e alimentação balanceada. Alguns medicamentos podem ser utilizados para redução dos sintomas em casos específicos e com aconselhamento médico.

Foto: © Intarapong - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Artrite: causas e sintomas', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade