Paracetamol: posologia e efeitos colaterais

Dezembro 2017

O paracetamol é um analgésico e antitérmico utilizado para combater qualquer tipo de dores moderada. Nos adultos, é comum a indicação desse medicamento para dores no pós-operatório, reumáticas, lombalgia, dor ciática, torcicolo, nevralgia, dor na lombar, dor muscular, cólicas menstruais, dor de dente e de cabeça.


Tempo de ação do paracetamol

O tempo de absorção desse medicamento pelo corpo varia de 30 a 60 minutos, dependendo da dosagem e da reação de cada pessoa a remédios desse tipo.

Efeitos colaterais do paracetamol

Pessoas com doenças graves no fígado ou alergias ao princípio ativo do paracetamol não devem ingerir esse medicamento. Em casos de problemas renais, de alcoolismo, desnutrição ou desidratação é melhor consultar um médico antes de ingerir esse remédio.

Paracetamol na gestação e aleitamento

Esse medicamento pode ser ingerido durante a gestação e o aleitamento, porém deve-se prestar atenção à dosagem ideal.

Dosagem de paracetamol

Atualmente, são comercializadas doses de 500, 600 ou 1000 mg de paracetamol, que podem ser dadas a adultos ou crianças de acordo com seu peso. Existem medicamentos com paracetamol no formato de compressas, pílulas, gotas ou pastilhas efervescentes. Para um adulto, a dose máxima de paracetamol por dia é de dois comprimidos de 500 mg diários, em caso de dores muito fortes.

Foto: © urbanbuzz - Shutterstock.com
Artigo original publicado por p.horde. Tradução feita por Natali_CCM. Última modificação: 1 de novembro de 2017 às 14:54 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Paracetamol: posologia e efeitos colaterais', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Leucemia: sintomas e tratamentos
Colite: sintomas, causas e tratamento