Fígado e vesícula biliar - Definição

Novembro 2017


Definição

O fígado e a vesícula biliar são dois órgãos diferentes, mas com funcionalidades correlatas, já que ambos têm um composto em comum, que completa o mecanismo de digestão: a bile. O fígado secreta a bile, um composto de água, colesterol, sais, taurina e leticina, liberando-os para a vesícula biliar por meio dos dutos biliares intra hepáticos.

A vesícula biliar fica localizada abaixo do fígado exatamente para cumprir essa função de armazenamento da bile produzida pelo fígado e, depois, transportada para o duodeno quando o organismo está fazendo digestão. Em caso de doenças que afetem a bile, tanto o fígado quanto a vesícula podem ser seriamente comprometidos.

Foto: © BlueRingMedia - Shutterstock.com
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por Natali_CCM. Última modificação: 21 de novembro de 2016 às 13:49 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Fígado e vesícula biliar - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.