Síndrome depressiva: o que é

O esgotamento nervoso constitui uma forma de depressão nervosa ou distúrbio de ansiedade. A depressão, mal do século, se caracteriza pela instabilidade de humor de uma pessoa afetada pela doença e um estado grande de tristeza que pode levar ao desespero. Neste caso, se fala de síndrome depressiva, situação na qual o esgotamento é um estado depressivo duradouro, recorrente e que rompe com o estado anterior do paciente.

Causas da síndrome depressiva

A síndrome depressiva está ligada a situações de forte estresse psicológico crônico, além da ingestão de substâncias ou remédios em excesso, álcool e ansiedade em excesso, que pode levar à depressão nervosa. Entre as principais causas da síndrome depressiva estão fobias, ansiedade generalizada, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), gestação (depressão pós-parto), depressão após algum trauma ou forte situações de estresse.

Sintomas de síndrome depressiva

Em um quadro de síndrome depressiva, pode-se constatar perda no prazer de realizar algum tipo de atividade, além de pensamentos de suicídio, dificuldade psicomotora, tristeza generalizada, distúrbios alimentares, insônia e problemas de concentração, bem como perda de autoestima e sensação de culpa. A síndrome depressiva pode ser breve, isolada, sazonal ou crônica.

Diagnóstico da síndrome depressiva

O diagnóstico pode ser realizado quando pelo menos cinco dos sintomas citados acima estão presentes. Após fazer diversas perguntas ao paciente e verificar sua condição geral, o médico pode dar o diagnóstico. O comportamento do paciente também é um bom indicador desse mal.

Como se livrar da síndrome depressiva

Se o caso é um episódio depressivo isolado, a ingestão de remédios não é obrigatória, já que esses medicamentos possuem efeitos colaterais. Em casos crônicos ou muito intensos, o tratamento é feito com antidepressivos e acompanhamento psicológico. No início do tratamento, é preciso estar atento ao paciente com depressão, já que durante os 15 primeiros dias de ingestão de medicamentos há reações adversas que podem provocar o suicídio. Além de suporte médico, essas pessoas podem receber ajuda de grupos que têm o objetivo de recuperar a autoestima e trabalhar com a imagem corporal delas.

Foto: © vita khorzhevska - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Síndrome depressiva: o que é', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade