Síndrome depressiva - O que é

Junho 2017

O esgotamento nervoso constitui uma forma de depressão nervosa ou distúrbio de ansiedade. A depressão, mal do século, se caracteriza pela instabilidade de humor de uma pessoa afetada pela doença e um estado grande de tristeza que pode levar ao desespero. Neste caso, se fala de síndrome depressiva, situação na qual o esgotamento nervoso é um estado depressivo duradouro, recorrente e que rompe com o estado anterior do paciente.


Causas da síndrome depressiva

A síndrome depressiva está ligada a situações de forte estresse psicológico crônico, além da ingestão de substâncias ou remédios em excesso, álcool e ansiedade em excesso, que pode levar à depressão nervosa. Entre as principais causas da síndrome depressiva estão fobias, ansiedade generalizada, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), gestação (depressão pós-parto), depressão após algum trauma ou forte situações de estresse.

Sintomas de síndrome depressiva

Em um quadro de síndrome depressiva se pode constatar perda no prazer de realizar algum tipo de atividade, além de pensamentos de suicídio, dificuldade psicomotora, tristeza generalizada, distúrbios alimentares, insônia e problemas de concentração, bem como perda de autoestima e sensação de culpa. A síndrome depressiva pode ser breve, isolada, sazonal ou crônica.

Diagnóstico da síndrome depressiva

O diagnóstico pode ser realizado pelo menos quando cinco dos sintomas citados acima estão presentes. Após fazer diversas perguntas ao paciente e verificar sua condição geral, o médico pode dar o diagnóstico. O comportamento do paciente também é um bom indicador desse mal.

Como se livrar da síndrome depressiva

Se o caso é um episódio depressivo isolado, a ingestão de remédios não é obrigatória, já que esses medicamentos possuem efeitos colaterais. Em casos crônicos ou muito intensos, o tratamento é feito com antidepressivos e acompanhamento psicológico. No início do tratamento é preciso estar atento ao paciente com depressão, já que durante os 15 primeiros dias de ingestão de medicamentos há reações adversas que podem provocar o suicídio. Além de suporte médico, essas pessoas podem receber ajuda de grupos que têm o objetivo de recuperar a autoestima e trabalhar com a imagem corporal delas.

Foto: © vita khorzhevska - Shutterstock.com

Veja também

Publicado por Natali.Saude. Última modificação: 21 de novembro de 2016 às 14:12 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Síndrome depressiva - O que é', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.