Reflexologia podal: benefícios e restrições

A reflexologia podal é um tipo de medicina alternativa muito utilizada para aliviar tensões provocadas pela vida moderna. A massagem na região dos pés, em particular na zona que forma o arco plantar, combate o estresse e o acúmulo de energia e provém da medicina chinesa. Abaixo, você confere os efeitos e benefícios da reflexologia podal.

O que é reflexologia podal

A reflexologia podal é uma massagem nos pés, pressionando zonas específicas do arco plantar. Cada região pressionada corresponde a uma parte do corpo ou órgão. Quando há tensão em pontos específicos, a massagem plantar pode aliviar sintomas e até fazer com que desapareçam.

Mapa da reflexologia podal

A reflexologia podal entende os pés do paciente como uma espécie de mapa do corpo. Cada ponto ou área representa um órgão. Desta maneira, uma pessoa reclamando de dores nas costas receberá uma massagem focada numa região específica do pé. Já outra, com problemas nos rins, será alvo de outro tipo de atendimento. Não existe um mapa definitivo da reflexologia podal já que cada corrente da técnica produz mapas com semelhanças e diferenças entre si.

Benefícios da reflexologia podal

São inúmeros os benefícios da reflexologia podal, tais como melhorar o funcionamento do organismo, já que ativa o sistema linfático, harmonizar as funções vitais, liberar o estresse e tensões nervosas, aliviar tensões nas costas e outras dores, bem como melhorar a circulação e promover um relaxamento profundo dos músculos.

Os benefícios desse tipo de massagem assumem também um caráter psíquico, haja vista que, relaxando o corpo, a mente se libera de emoções negativas, que a medicina chinesa define como energia do yin e yang, úteis e necessárias para o bom equilíbrio do corpo.

Contraindicações da reflexologia podal

Esse tipo de terapia não deve ser feito em caso de inflamações ou traumas na região dos pés ou em casos de problemas cardíacos recentes, males de circulação, como flebite, ou início de gestação. Em caso de persistência dos sintomas, recomenda-se consultar um especialista.

Como é a prática da massagem podal

Essa massagem é feita com a pessoa sentada ou deitada, enquanto o profissional faz leves movimentos na planta dos pés, primeiramente de maneira relaxante, e depois com pressões nas zonas mais sensíveis. Esse processo é concluído com uma massagem energética.

Foto: © Peter Hermes Furian - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Reflexologia podal: benefícios e restrições', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.