Demências frontais

Novembro 2017


Definição

as demências frontais ou pronto-temporais são problemas que vão se traduzir por transtornos cognitivos afetando precocemente o comportamento, depois o humor, e a fala antes de afetar mais tardiamente as funções cognitivas. Elas são associadas anatomicamente a uma degeneração de algumas áreas do cérebro (lobo frontal, lobo parietal). Elas representam 5 a 10% das demências degenerativas. A pessoa afetada vai progressivamente perdendo seus conhecimentos, principalmente na linguagem.

Manifestações

as manifestações da doença vão diferir de acordo com as pessoas e igualmente de acordo com o estágio de evolução da doença. Os sintomas não são os mesmos no início e em estágios mais avançados da demência.
Os sintomas são classicamente representados por:
  • Transtornos comportamentais: instabilidade, desinibição, irritabilidade, dificuldades de controlar as emoções;
  • Transtornos de humor com emotividade exacerbada, tristeza ou ao contrário exaltação;
  • Uma negligência física e sobre a maneira de se vestir;
  • Uma perda de interesse, isolamento, apatia.

Diagnóstico

o diagnóstico é suspeitado por um médico e realizado por um neuropsiquiatra ou neurologista. Ele é baseado sobre uma série de testes que permitem avaliar as funções cognitivas da pessoa. Isso permite igualmente avaliar o estágio de evolução da doença. O diagnóstico pode ser confirmado por um exame de imagem, ou até um scanner ou IRM cerebral.

Tratamento

o tratamento desses problemas será feito em função dos sintomas: reguladores de humor, por exemplo, em conjunto com um trabalho sobre a conservação e manutenção das funções cognitivas.
Em longo prazo, os doentes perdem a sua autonomia e não podem mais viver sozinhos sem se colocar em perigo. Viver em uma instituição especializada é portanto uma solução prática. O cuidado das pessoas que sofrem de demência frontal é multidisciplinar: médicos, psiquiatras, ajudantes-cuidadores, enfermeiros se ajudam.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Demências frontais', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.