Meteorismo: sintomas e tratamento

O meteorismo é um transtorno digestivo que reúne vários sintomas que se traduzem em um mal-estar intestinal generalizado. Saiba quais são os sintomas do meteorismo e como combater e prevenir esta condição.

O que é o meteorismo

O meteorismo é a acumulação de gases no cólon devido a uma fermentação intestinal excessiva. Entre os diversos transtornos intestinais causadores do meteorismo temos a aerogastria (acumulação de gases intestinais no estômago) e a aerofagia (deglultição excessiva de ar durante a alimentação). O meteorismo é, com mais frequência, uma consequência da aerofagia.

Sintomas do meteorismo

O meteorismo se manifesta através de diversos sintomas específicos, tais como sensação de inchaço no estômago, dor abdominal leve, flatulências e distensão abdominal.

O que provoca as flatulências

A ansiedade, o consumo excessivo de chicletes, a má higiene dos alimentos e o tabagismo são algumas das principais causas que provocam os fatores desencadeadores da flatulência e, em sentido mais amplo, do meteorismo.

Diagnóstico do meteorismo

O diagnóstico diferencial do meteorismo inclui a eliminação das hipóteses de se tratar de refluxo gastroesofágico e doença celíaca. Em caso de persistência dos sintomas durante várias semanas, é importante consultar um médico especialista para realização de alguns exames.

Como eliminar os gases intestinais

Para reduzir os sintomas desagradáveis do meteorismo, a primeira medida a tomar é mudar alguns hábitos alimentares, como evitar a ingestão de alimentos de fermentação fácil (cebola, leguminosas). Dependendo do caso, alguns medicamentos para liberação intestinal podem ser prescritos pelo médico, assim como carvão ativado (que absorve os gases intestinais), antiácidos e remédios que estimulam o fígado a liberar a bílis no intestino. No caso de diagnóstico de crises de ansiedade associadas ao meteorismo, os ansiolíticos também podem ajudar a reduzir os sintomas, mas seu uso só pode ser prescrito por profissional de saúde especializado.

Foto: © Aha-Soft – Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Meteorismo: sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade