Pescoço inchado - Definição

Maio 2017


Definição de pescoço inchado

Um inchaço localizado no pescoço pode aparecer em resposta a diversas patologias. Mais comumente, no entanto, um pescoço inchado é sintoma do bócio, que corresponde a um aumento de volume na glândula tireoide, situada na parte inferior do pescoço. Algumas doenças que afetam a tireoide, como a doença de Graves ou tireoidite, são responsáveis pelo surgimento do bócio e dão uma aparência de pescoço inchado. A deficiência de iodo é uma das causas principais para um aumento gradual no tamanho da tireoide. A adição de iodo ao sal de cozinha reduziu de maneira significativa a ocorrência de casos de bócio no Brasil. Um ultrassom pode ser realizado para identificar a causa da expansão do pescoço. Quando o pescoço está inchado localmente, de um lado apenas, isso pode ser sintoma de uma adenopatia, inchaço de um gânglio linfático, mais comumente resultado de uma infecção.

Veja também

Artigo original publicado por . Tradução feita por asevere. Última modificação: 2 de março de 2017 às 22:53 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Pescoço inchado - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.