Enurese: crianças que urinam na cama

Junho 2017

Enurese é o termo médico para designar a eliminação de urina consciente ou inconsciente durante o sono - seja à noite ou durante o dia, na sesta. A enurese é uma condição que afeta principalmente bebês e crianças pequenas, mas também pode ocorrer em adolescentes e mesmo adultos, surgindo de maneira importante entre os idosos.


Tipos de enurese

Enurese primária

A enurese primária corresponde ao hábito regular que algumas crianças pequenas têm de fazer xixi na cama. Esse costume é mais frequente em meninos do que meninas. A incidência do problema varia de 10% a 15% em crianças de até cinco anos.

Enurese secundária

A enurese secundária é aquela que se apresenta após um período de continência normal. Em geral, a criança oscila entre as duas fases durante os primeiros anos de vida.

Enurese noturna

A enurese noturna é um transtorno urinário marcado por micções involuntárias durante o sono em crianças maiores de cinco ou adultos. Ela é uma alteração geralmente benigna, mas que pode ter repercussões do ponto de vista psicológico. É desta condição - de múltiplas causas e com uma série de tratamentos possíveis - que trataremos a partir de agora.

Causas da enurese noturna

A ocorrência de enurese noturna pode estar ligada a diversos fatores, tais como sono muito profundo, estresse e falta de maturação dos reflexos urinários. Além disso, malformações do trato urinário, infecções, diabetes, prisão de ventre e secreção reduzida do hormônio antidiurético também podem provocar a enurese noturna.

Fatores de risco da enurese noturna

Algumas situações aumentam o risco da criança eliminar urina na cama durante a noite. Entre eles estão fatores hereditários, distúrbios do sono, transtornos psicomotores, família numerosa e pais que se estressam muito após um caso de enurese noturna.

Efeitos psicológicos da enurese noturna

Apesar de ser um problema benigno, a enurese noturna pode reduzir a autoestima da criança e torná-la refratária a dormir na casa de amigos e participar de atividades sociais. Zombar do caso ou aplicar castigos ao pequeno por ter urinado na cama também só agrava o problema.

Psicanálise para tratar enurese noturna

A psicologia cumpre um papel muito importante no tratamento da enurese noturna. O entorno da criança deve ser amigável e aberto ao diálogo, evitando dramatizar o problema ou zombar da criança. A ação do psicólogo se baseia especialmente em motivar a criança a não urinar na cama e apresentar o seu progresso no tratamento de maneira positiva e lúdica.

Treinamentos para a bexiga

O treinamento para fazer com que a criança controle sua bexiga é dar uma quantidade regular de água todos os dias e pedir que ela retenha o líquido na bexiga o máximo que conseguir. Esse exercício fortalece os músculos da bexiga e evita a perda de urina durante a noite. Em idosos com problemas de incontinência, exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico são recomendados.

Tratamento medicamentoso da enurese noturna

O tratamento medicamentoso da enurese noturna é feito com base em drogas que funcionem de maneira análoga ao hormônio diurético. Porém, esse tratamento costuma provocar recorrência da enurese após sua interrupção e é recomendado apenas quando se deseja uma solução rápida de alguns dias para uma viagem ou quando a criança vai dormir na casa de um amigo.

Foto: © Patryk Kosmider - Shutterstock.com

Veja também

Artigo original publicado por . Tradução feita por Pedro.CCM. Última modificação: 9 de junho de 2017 às 14:42 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Enurese: crianças que urinam na cama', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.