Beta HCG na gravidez

O HCG, abreviação de gonadotrofina coriônica humana, é um hormônio produzido pelo trofoblasto, grupo de células que dá origem à placenta, durante uma gestação. Ele começa a ser secretado tão logo o óvulo fecundado adere à parede uterina. Em apenas seis dias, o beta HCG já pode ser detectado tanto por meio de um exame de sangue quanto de urina. Por conta disso, sua presença é utilizada para determinar uma gestação em testes caseiros de gravidez e também em exames laboratoriais. A taxa de acerto de uma medição de beta HCG é altíssima.

Valores normais de beta HCG

Em mulheres em idade fértil e não grávidas, o nível de beta HCG não supera 5 miliunidades internacionais por mililitro. Já mulheres na menopausa tem taxa sempre inferior a 9,5 mUI/ml.

Evolução do beta HCG durante a gestação

Ao longo da gestação, com o desenvolvimento do feto e da placenta, o nível de beta HCG no sangue da mulher só aumenta. Nas primeiras semanas, essa taxa duplica a cada dois ou três dias. Em geral, o pico de beta HCG é alcançado entre a 9ª e a 12ª semanas de gravidez. Depois disso, ele tende a cair um pouco até o momento do parto. Porém, essa situação pode ser diferente em algumas mulheres.

Beta HCG quantitativo

Existem duas formas de se medir o nível de beta HCG no sangue: o beta HCG quantitativo e o beta HCG qualitativo. O exame quantitativo é o utilizado nos exames de sangue para se indicar uma gravidez. Ele apresenta o valor (em miliunidades internacionais por mililitro) do beta HCG. Por outro lado, o exame qualitativo não apresenta valores, apenas a presença ou não do beta HCG na corrente sanguínea. Essa modalidade é utilizada nos testes de farmácia.

Beta HCG de 25 mUI/ml

Quando o resultado de um beta HCG quantitativo apresenta taxa de 25 mUI/ml é necessário refazer o exame de sangue 72 horas depois. Isso porque o valor é considerado ainda não muito elevado, o que pode indicar tanto que não há gravidez quanto que ela está muito no começo, não tendo permitido crescimento significativo da concentração de hormônio. Por isso, o ideal é fazer o exame cerca de uma semana após o atraso da menstruação.

Beta HCG negativo

Um resultado de beta HCG é considerado negativo quando sua taxa não supera os 25 mUI/ml. Porém, como já dito, esse resultado pode ser um falso negativo por conta da realização precoce do exame. Por outro lado, se a menstruação estiver atrasado por duas semanas ou mais e o nível de beta HCG continuar baixo, a gravidez é muito improvável.

Beta HCG de gêmeos

Em caso de gravidez de múltiplos, os valores de beta HCG tendem a ser maiores já que haverá mais fontes de produção do hormônio. Normalmente, no entanto, ele não chega a ser o dobro da gestação com apenas um feto.

Calcular a gravidez pelo beta HCG

O nível de beta HCG varia muito de uma gestante para outra. Mas há alguns padrões que auxiliam a estimar o tempo de gestação pelo nível de beta HCG encontrado em um exame de sangue. Até a 3ª semana, a taxa não ultrapassa os 50 mUI/ml. Na 5ª, ele já está próximo aos 10.000 mUI/ml. Na semana seguinte, pode ir a 50.000 mUI/ml e, na 8ª semana, alcançar 200.000 mUI/ml.

O pico de beta HCG se dá por volta da 12ª semana, quando a taxa pode chegar a perto dos 300.000 mUI/ml. Em seguida, começa a cair até o parto. Até a 16ª semana, 250.000 mUI/ml, até a 22ª semana, 175.000 mUI/ml e na semana do parto fica próximo dos 100.000 mUI/ml.

O que fazer se o beta HCG não aumenta

Um nível de beta HCG que não aumenta com o passar dos dias da gravidez pode indicar problemas na gestação, com risco de gravidez ectópica (fora do útero) e aborto espontâneo. No último caso, tanto o feto quanto a placenta interrompem seu desenvolvimento e por isso a taxa hormonal cai ou para de crescer.

Foto: © Viacheslav Lopatin - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Beta HCG na gravidez', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade