Curetagem - Definição

Fevereiro 2018


Definição de curetagem

Curetagem é um procedimento de limpeza por raspagem, com o dedo (usualmente chamado de cureta) ou diferentes instrumentos cirúrgicos, a superfície interior de qualquer cavidade do corpo natural (gânglio, útero) ou não (abscesso). O objetivo é, geralmente, remover da cavidade tecido morto ou perigosa para a saúde dos tecidos, mas também pode ser utilizada na coleta de uma amostra de tecido para posteriores investigações. As curetagens mais realizadas são as do útero no caso de interrupção da gravidez, dos dentes, no caso de abscessos, ou para retirada dos gânglios, especialmente nos casos de câncer de mama.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 31 de janeiro de 2018 às 14:29 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Curetagem - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Curare - Definição
Curetagem dentária - Definição