Cetoprofeno: para que serve e efeitos colaterais

Janeiro 2018

O cetoprofeno é um anti-inflamatório não esteroide que pertence ao grupo dos ácidos propiônicos, ao lado do ibuprofeno, naproxeno e fenoprofeno, podendo ser encontrado na forma de comprimidos, líquido ou solução injetável. Alguns tipos de anti-inflamatórios desse tipo são comercializados apenas com prescrição médica.


Para que serve o cetoprofeno

O cetoprofeno ajuda a combater inflamações agudas, subagudas ou crônicas e também é utilizado no tratamento sintomático da febre. Em particular, essa substância é utilizada em casos de dores articulares (artrose, artrite, reumatismo inflamatório, estiramentos, tendinite, dores nas costas, na cabeça e enxaquecas).

Cetoprofeno injetável

Em sua versão injetável, o cetoprofeno pode ser utilizado para tratar cólicas renais. Seu uso também é feito em animais.

Propriedades do cetoprofeno

O cetoprofeno é um anti-inflamatório analgésico e antitérmico, que também pode ser utilizado para tratar dores do pós-operatório. A longo prazo, o cetoprofeno não deve ser ministrado em adolescentes com menos de 15 anos.

Cetoprofeno serve para dor de dente e garganta

Sim, o cetoprofeno pode ser usado para o tratamento de dor de dente e garganta. Assim como em outras condições, seu uso deve ser feito sob prescrição médica.

Posologia do cetoprofeno

Em geral, o cetoprofeno é prescrito em duas doses diárias de 100 miligramas cada. Em casos em que essa quantidade não seja suficiente para tratar o paciente, a dosagem pode ser elevada para até 300 mg por dia. Idosos e pacientes com problemas renais e hepáticos devem manter a dosagem mínima eficaz e não fazer tratamentos prolongados com cetoprofeno.

Efeitos colaterais do cetoprofeno

Entre os efeitos colaterais do cetoprofeno estão distúrbios digestivos (úlceras, sangramento - especialmente em idosos), dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia, gases e constipação, que pode evoluir para casos de Doença de Crohn ou colite ulcerosa.

Contraindicações do cetoprofeno

O cetoprofeno não deve ser dado para crianças, mulheres no último trimestre de gravidez (em outras fases da gestação, o uso deve ser autorizado por um médico) e pacientes com insuficiência cardíaca, renal ou hepática severas.

Medicamentos que contêm cetoprofeno

diversos medicamentos que contam com o cetoprofeno entre seus princípios ativos. Entre os mais conhecidos, estão Profenid, Ceprofen, Flamador, Artrosil e Artrinid. Em casos de alergias ou reações adversas, recomenda-se consultar um médico com urgência.

Foto: © Thirteen - Shutterstock.com
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por Natali_CCM. Última modificação: 16 de janeiro de 2018 às 09:40 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Cetoprofeno: para que serve e efeitos colaterais', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Dupla personalidade: sintomas e tratamento
Sapinho: causas e tratamento