Valium: indicação, posologia e efeitos

Novembro 2017

Valium® é um medicamento utilizado em casos graves de ansiedade e para a prevenção e tratamento de delírios, sintomas de abstinência e em casos de alcoolismo crônico, que provoca febre, inquietação e tremores. Comercializado em forma de comprimidos, o Valium é ingerido via oral. Seu princípio ativo é o diazepam.


Posologia do Valium

O Valium é indicado para todos que sofrem de ansiedade grave associada a males que podem levar a condições debilitantes. Também utilizado para combater os sintomas de alcoolismo, esse medicamento é indicado apenas para adultos.

A dose inicial é de 5 a 20 miligramas por dia em casos de ansiedade extrema (por cerca de oito a 12 semanas) e de 20 a 40 mg em casos de delírios ou outros distúrbios psicológicos (por um período de oito a dez dias). A dosagem deve ser dividida pela metade para idosos e pacientes com insuficiência renal.

Contraindicações do Valium

O Valium é contraindicado para pessoas sensíveis ao diazepam, seu princípio ativo, ou a qualquer outra substância que o componha. Esse medicamento não é recomendado também para quem sofre de insuficiência hepática ou respiratória, bem como apneia noturna ou miastenia grave.

Efeitos colaterais do Valium

Os efeitos colaterais desse medicamento estão relacionados à quantidade ingerida e à reação de cada pessoa. Geralmente, pode causar amnésia, distúrbios comportamentais ou variações de humor, bem como dor de cabeça, vertigem, sonolência, insônia, perda da libido, coceiras na pele e visão dupla.

Overdose de Valium

A ingestão de doses acima do recomendado pode levar ao estado de coma, especialmente se o medicamento for ingerido com bebidas alcoólicas.


Foto: © creaPicTures - Shutterstock.com
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por Natali_CCM. Última modificação: 17 de outubro de 2017 às 13:12 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Valium: indicação, posologia e efeitos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.