Como evitar o mofo dentro de casa

Junho 2017

O mofo de ambientes domiciliares pode ser um fator-chave para o surgimento de reações alérgicas em algumas pessoas. Veja nesta dica algumas ações para evitar o mofo dentro de casa e proteger seus familiares.


Ventilar a casa regularmente

Ventile e limpe regularmente os cômodos da casa, principalmente aqueles que ficam fechados por mais tempo como cozinha, banheiro e, possivelmente, ambientes como sótão e porão.

Use alvejante na limpeza

Caso descubra alguma parede ou outra parte da casa com mofo, use alvejante para desinfetá-la. Latas de lixo, boxes, banheiras, geladeira, máquina de lavar e batentes de portas e janelas são alguns dos locais onde o alvejante não pode faltar.

Confira a umidade relativa do ar

Locais com elevada umidade relativa do ar exigem cuidados ainda mais rigorosos para evitar o mofo já que níveis acima dos 40% ou 45% de umidade favorecem o surgimento de fungos, causando consequentemente o mofo. Pessoas com alergia a mofo e vivendo em ambientes muito úmidos podem precisar de um desumidificador.

Verifique os filtros de ar condicionado

O acúmulo de poeira e outras partículas nos filtros de ar condicionado, principalmente em períodos de pouco uso do aparelho, também podem favorecer a formação de mofo. Por isso, é importante verificá-los e limpá-los com regularidade, principalmente quando a temporada de calor se aproxima. Em áreas mais frias, o sistema de calefação também deve ser checado.

Evitar plantas dentro de casa

É importante evitar o acúmulo de plantas dentro da casa de pessoas com alergia a mofo. Se você tiver alguma e não quiser abrir mão delas, use a menor quantidade possível de terra nos vasos, pois é lá que os fungos vão se acumular.

Conserte infiltrações e vazamentos

Consertar rapidamente vazamentos de água e infiltrações em paredes e no teto é essencial para evitar o mofo. Normalmente, infiltrações sem conserto por muito tempo podem causar reações alérgicas e infecções ainda mais graves, principalmente entre as crianças da casa.

Não guarde alimentos velhos

Pães, frutas, legumes e queijos não devem ser guardados por muito tempo dentro de casa, pois são os mais propensos à formação de mofo.

Outros cuidados

Casas de pessoas com alergia ao mofo não devem ter aquários, jornais e revistas velhas guardadas e paredes totalmente recobertas por papel de parede.

Foto: © Olha Rohulya - Shutterstock.com

Veja também

Artigo original publicado por . Tradução feita por Pedro.CCM. Última modificação: 13 de junho de 2017 às 15:59 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Como evitar o mofo dentro de casa', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.