Falta de sono: consequências para saúde

Frequente em adultos e cada vez mais presente entre adolescentes, a falta de sono pode ter repercussões graves sobre a saúde do indivíduo. Conheça as causas, consequências e tratamentos da falta de sono nesta dica.

Causas e fatores de risco da falta de sono

A falta de sono se deve, na maioria das vezes, ao estilo de vida que o paciente leva. Estresse, ansiedade, períodos de prova e/ou jornadas de trabalho muito longas são, por sua vez, os principais fatores de risco que podem prejudicar o sono. A idade e a menopausa também podem ser causa de falta de sono regular.

Consequências da falta de sono

As consequências da falta de sono são relativamente limitadas se a redução do tempo de sono for pontual. Por outro lado, a falta de sono regular pode provocar efeitos nefastos para a saúde. A curto prazo, dormir pouco afetará a qualidade de vida e comportamento, diminuindo a concentração, aumentando a emotividade exacerbada e reduzindo a resistência ao consumo de bebidas alcoólicas. A longo prazo, a falta de sono interfere no metabolismo e aumento o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.

Tratamento da falta de sono

Uma boa higiene do sono é indispensável para evitar as privações de sono. Deve-se realizar atividades tranquilas, como ler ou ver um filme, antes de dormir e evitar o consumo de álcool, bebidas energéticas e alimentos gordurosos no período da noite. Para pessoas que têm hábito de acordar durante a noite, o recomendado é levantar-se da cama e retornar quando o sono voltar.

Tratamento médico da falta de sono

Em alguns casos, um tratamento médico pode ser proposto para combater a falta de sono. Técnicas de terapia comportamental e cognitiva são as mais indicadas. O uso de remédios, por outro lado, deve ser feito com bastante cuidado para evitar dependência e seus efeitos colaterais.

Duração da noite de sono dos pacientes

A duração ideal de uma noite de sono é uma noção individual e depende das necessidades de cada um. A duração adequada é aquela que permite à pessoa descansar completamente e estar com a disposição restabelecida para as tarefas do dia. Quando possível, a pessoa também deve fazer a sesta após o almoço, que não deve durar mais que 20 minutos.

Foto: © Ljupco Smokovski - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Falta de sono: consequências para saúde', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade