Sangramento intermenstrual: o que é

O escape menstrual, denominado sangramento intermenstrual, é um termo que se refere ao sangramento pouco abundante que pode aparecer no intervalo entre duas menstruações. O sangue vem da cavidade uterina e não é contínuo, saindo em gotas. Indolor, esse processo gera um sangue mais escuro em relação ao da menstruação.

Causas do sangramento intermenstrual

Esse sintoma pode ser observado em mulheres que fazem uso de contraceptivos hormonais, principalmente a pílula anticoncepcional e DIU. Geralmente, o escape menstrual desaparece após os primeiros meses de ingestão do contraceptivo, mas pode se prolongar por mais tempo.

O que pode ser o escape menstrual prolongado

Além das razões citadas acima, o sangramento intermenstrual pode indicar tratamentos hormonais em que haja excesso de produção de progesterona, um fibroma ou uma inflamação benigna do colo do útero.

Foto: © staras - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Sangramento intermenstrual: o que é', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade