Descalcificação dos ossos - Definição

Novembro 2017


Definição de descalcificação dos ossos

A descalcificação dos ossos é a perda de cálcio contido nos ossos. Como o cálcio é um dos elementos que garante o endurecimento da matriz óssea, a descalcificação pode ocorrer em um ponto específico ou afetar o conjunto do sistema esquelético. Os sintomas são essencialmente dores nos ossos afetados. Os ossos ainda fragilizados ficam mais expostos a fraturas, que em estágios avançados da doença podem ocorrer mesmo devido a traumas menores. A principal causa de descalcificação dos ossos é alimentação pobre em cálcio e falta de vitamina D (necessária para a fixação do cálcio nos ossos), fatores comuns em idosos. Outras doenças como a osteoporose, osteomalacia ou tumores ósseos podem ser responsáveis pelas descalcificações.

Veja também

Artigo original publicado por . Tradução feita por asevere. Última modificação: 1 de março de 2017 às 10:18 por Natali.Saude.
Este documento, intitulado 'Descalcificação dos ossos - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.