Pleurite: sintomas, causas e tratamento


A pleurite é uma inflamação da pleura, membrana que reveste o interior torácico, protegendo os pulmões. Ela é formada pela pleura parietal e visceral, ambas em contato direto com os pulmões. A pleurite pode se manifestar de repente, quando é considerada aguda, ou durar por muito tempo, quando se trata de pleurite crônica. Ela se difere da pleurite seca ou da água no pulmão e suas causas vão desde um trauma até uma infecção, inflamação das estruturas, um tumor ou insuficiência cardíaca.

Sintomas da pleurite

A pleurite se manifesta por dor no tórax com tosse e dificuldade respiratória, podendo ser necessária a retirada de líquido do pulmão. Em casos de infecção, a febre é um sintoma comum.

Diagnóstico da pleurite

A diagnóstico da pleurite é feito com base nos sintomas que o paciente apresenta. É necessário, ainda, auscultar os pulmões para verificar a presença de líquido na pleura. A confirmação da pleurite pode ser feita com uma radiografia dos pulmões e suas causas podem exigir uma tomografia, bem como uma análise do conteúdo do líquido existente na pleura.

Tratamento da pleurite

O tratamento é feito de acordo com a causa do problema. Podem ser prescritos antibióticos, no caso de infecções por bactérias, medicamentos contra tuberculose, caso seja confirmado o diagnóstico, ou quimioterapia, na presença de células tumorais. Em casos de urgência, dependendo do estado do paciente, pode ser necessário fazer uma aspiração do líquido presente na pleura por meio de um pequeno furo na região torácica.

Foto: © Minerva Studio - Shuttertock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Pleurite: sintomas, causas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade