Língua branca: como tratar

A saburra lingual é uma capa esbranquiçada formada por bactérias que cobrem a língua. Na maioria dos casos, ela é inofensiva à saúde e desaparece facilmente com a ingestão de líquidos.

Causas da saburra lingual

A saburra lingual ou língua branca pode ser sinal de um transtorno digestivo, mas também de falta de higiene bucal. De modo geral, língua branca é sinônimo de língua suja ainda que escovar a língua não tenha nenhum efeito sobre o depósito esbranquiçado na língua. Algumas condições intestinais, como apendicite aguda, podem tornar a língua branca. Outras doenças, como icterícia, lúpus, candidíase oral também podem fazer com que a língua fique branca. Uso de antibióticos e outros medicamentos também pode ter a saburra lingual.

Tratamento da língua branca

Na maioria dos casos, a língua branca não ameaça a saúde, não requerendo, portanto, tratamento farmacológico, a menos que haja indicação médica para o uso de remédios. Ações em casa são suficientes para resolver o problema.

Como limpar a língua branca

A saburra lingual é normalmente sinal de desidratação e, portanto, seu tratamento pode ser feito apenas com a ingestão aumentada de água, sucos de fruta naturais e outros líquidos ao longo do dia. Assim, quando o corpo se encontra reidratado o problema desaparece de forma natural.

Limpador de língua caseiro

O sal grosso é um remédio caseiro eficaz para a língua branca. Polvilhe um pouco de sal sobre a língua e esfregue a área suavemente com ajuda de uma escova de dentes durante cerca de um minuto. Enxague bem com água e repita o processo duas vezes ao dia, em geral depois de escovar os dentes.

Como deixar a língua vermelha

Cúrcuma e iogurte também contribuem para eliminar a língua branca. Misture meia colher de cúrcuma com suco de limão e esfregue na língua. Deixe o produto atuar por até dois minutos antes de enxaguá-lo. Já o iogurte, que deve ser ingerido todos os dias, também melhora a saúde intestinal, o que pode ser a causa da língua branca.

Limpar a língua com bicarbonato

Misture um pouco de bicarbonato de sódio com suco de limão. Coloque esta pasta em uma escova de dentes e esfregue a língua com o preparado. Depois, enxague a língua com água. Repita o gesto todos os dias até obter os resultados desejados.

Saburra lingual na escarlatina

Pacientes com escarlatina costumam apresentar saburra lingual com pontos e bordas avermelhadas. O agente causador nestes casos é o Streptococcus pyogenes.

Foto: © Antonio Guillem - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Língua branca: como tratar', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade