Panarício - Sintomas e tratamentos

Junho 2017

Caracterizado por dores nos dedos e unhas das mãos e pés, o panarício, cientificamente chamado de paroníquia, é uma infecção provocada a partir de uma ferida aberta, especialmente em pessoas que roem as unhas ou tenham unhas muito curtas. Ainda que não seja grave, o panarício requer tratamento para evitar complicações.


O que é o panarício

O panarício é uma inflamação benigna da pele nas unhas das mãos e pés. O dedo incha e fica avermelhado. Em dois ou três dias, é possível constatar presença de pus.

Tratamento da paroníquia

Em primeiro lugar, um paciente diagnosticado com panarício deve se vacinar contra o tétano para impedir que a região exposta seja porta de entrada de outros agentes patogênicos mais graves.

Pomada contra a paroníquia

Principalmente nos casos de ausência de abscesso e pus, o uso de pomadas e a limpeza constante da ferida com antissépticos é suficiente para tratar a paroníquia e evitar complicações.

Antibiótico contra a paroníquia

Já quando o paciente apresenta abscessos e surgimento de pus no local da ferida, o tratamento deverá exigir o uso de antibióticos orais, bem como a realização da ablação do pus e dos tecidos infectados em procedimento cirúrgico.

Tratamento caseiro da paroníquia

A homeopatia e tratamentos fitoterápicos podem ser utilizados contra o panarício. No entanto, essas terapias trazem apenas alívio momentâneo aos sintomas da doença, sem representar cura definitiva para o problema.

Complicações do panarício

Caso não seja tratado, o panarício pode estender-se em profundidade e provocar infecção nos ossos (osteíte), articulações (artrite) ou pele (necrose cutânea). Este tipo de complicações pode, em casos extremos, exigir a amputação de uma parte do dedo infectado.

Prevenção do panarício

O panarício pode ser prevenido com hábitos simples, como cortar as unhas logo após o banho - quando elas se encontram mais curtas - e evitar cortá-las muito curtas. Usar sapatos confortáveis e permitir que eles respirem quando se chega em casa também é fundamental.

Foto: © Sathit – Shutterstock.com

Veja também

Artigo original publicado por . Tradução feita por Pedro.Saude. Última modificação: 31 de janeiro de 2017 às 11:35 por Natali.Saude.
Este documento, intitulado 'Panarício - Sintomas e tratamentos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.